O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Márcio Marinho, demonstrou abertura para a possível filiação do deputado estadual Leo Prates, que pode deixar o PDT. Em conversa com a imprensa nesta sexta-feira (23), Marinho elogiou a trajetória política de Prates e afirmou que ele tem o perfil desejado pelo partido.
De acordo com Marinho, o Republicanos está de portas abertas para Prates, destacando que ele foi vereador, deputado estadual e secretário municipal de saúde, com atuação elogiada. O dirigente disse ainda não haver qualquer tipo de resistência à entrada de Prates no partido e afirmou que seria uma grande satisfação contar com ele como candidato a deputado federal nas próximas eleições.
A eventual saída de Prates do PDT ocorre no contexto do retorno da legenda à base do governo estadual, liderado por Jerônimo Rodrigues (PT). Prates, no entanto, já declarou que pretende permanecer na base do ex-prefeito ACM Neto, do União Brasil.
Marinho também ressaltou a longa relação política entre os dois, construída ao longo de quase duas décadas. Ele reconheceu a decisão do presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Júnior, de apoiar o governo estadual, mas reiterou que a parceria política de Leo Prates sempre foi com ACM Neto, possível nome para a sucessão do prefeito Bruno Reis em 2028.
Nos bastidores, parte do PDT na Bahia demonstra desconforto com o retorno à base governista e aguarda possível intervenção da direção nacional do partido. Alguns integrantes lembram que, em 2022, houve autorização para que líderes pedetistas apoiassem tanto Jerônimo quanto ACM Neto, mas a maioria defende agora o alinhamento com o governo estadual, de olho em espaços na estrutura administrativa e em um fortalecimento para 2026.
Foto: Divulgação/Ascom