sábado, 24 de maio de 2025
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BR 324 VAI TER 3 PISTAS DE CADA LADO. PEDÁGIO EM TODO PERCURSO (BR 324/BR 116) SUBIRÁ DE R$ 185,00 PARA R$ 500,00 NOS CAMINHÕES

Redação - 24/05/2025 09:54

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concluiu, na última terça-feira (20/5), a quarta sessão da Audiência Pública nº 2/2025, relativa à concessão da BR-324/116/BA, batizada Rota 2 de Julho. A sessão ocorreu em Brasília (DF), fechando a sequência de sessões públicas realizadas também em Salvador (BA), Feira de Santana (BA) e Vitória da Conquista (BA).

O investimento total estimado é de R$ 15,7 bilhões em capex (despesas de capital) e R$ 8 bilhões em opex (custos operacionais). A ANTT reafirmou que nos primeiros dois anos não haverá novos investimentos, mas apenas recuperação emergencial do pavimento e melhorias na sinalização e segurança viária.  A recuperação completa da rodovia será ao longo dos seis anos seguinte.

Foi confirmada que está prevista  uma terceira pista na BR 324  em toda sua extensão nas duas pistas.   Foi confirmado também que haverá o dobro de praças de pedágios e que o valor será cerca de quatro vezes maior que o atual.

As exigências socioambientais seguem padrões do IFC (International Finance Corporation), e há uma listagem objetiva de penalidades proporcionais a eventuais descumprimentos contratuais.

Presente à audiência, via internet, e preocupado com essa questão, o Presidente da Associação Nacional de Usuários de Transporte de Cargas, André Siqueira Aguiar, disse que o pedágio vai ficar 4 a seis vezes maior e que o impacto tarifário será grande.

“Um veículo pesado de 5 eixos percorrendo todo percurso da rodovia paga atualmente R$ 185, 00 . Pela nova tarifa pagará no ano 2 R$ 580,00 e no ano 7 e 8 chegara a R$ 700,00, representando um salto gigantesco”, disse ele e propôs a revisão das tarifas e que existam pelo menos degraus financeiros.

O superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, disse que foram colhidas contribuições importantes relativas aos investimentos, ao cronograma de obras, à convergência de níveis tarifários etc., visando à sustentabilidade da concessão desse corredor estratégico.

As contribuições por escrito podem ser enviadas pelo site do Sistema ParticipANTT até o dia 29 de maio.

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