Teve início nesta quinta-feira (22) e segue até amanhã (23), a partir das 9h, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, o Encontro de Secretários Municipais de Esportes das Capitais Brasileiras. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e reúne também conselheiros do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Salvador (COMELS), além de representantes de confederações, federações esportivas e dirigentes da Prefeitura de Salvador e de outras cidades convidadas.
Além da capital baiana, estão presentes também presentes representantes de Maceió (AL), Cuiabá (MT), Natal (RN), Recife (PE), Aracaju (SE), São Luís (MA), Vitória (ES), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), além de Feira de Santana (BA) e Lauro de Freitas (BA). Para o titular da Sempre, Júnior Magalhães, a ideia é discutir sobre a importância do esporte, a partir da adoção de ferramentas e instrumentos para melhorar a gestão esportiva nas cidades.
“É uma experiência que servirá para promover o intercâmbio de ações e projetos. Este relacionamento tem sido bastante produtivo, principalmente no surgimento de ideias novas, para que os demais possam replicar e evoluir neste trabalho”, disse. O secretário lembrou ainda que Salvador vem se estruturando ao longo dos anos com ações desde a iniciação esportiva até o esporte de alto rendimento.
“Temos diversos programas de incentivo ao esporte que têm ajudado nessa evolução na estrutura de apoio ao esporte na cidade, com a criação de novos espaços, como campos e quadras, o que desperta o interesse de outras cidades para debater este tema, apresentar e solucionar os desafios na gestão do esporte, que é uma política pública que originalmente não tem a obrigatoriedade de percentual de aplicação, a exemplo de outros setores, como saúde e educação, por exemplo. Mas, entendemos que ele é uma ferramenta de inclusão e transformação social, que impacta na saúde, na educação, e pode ajudar muito na transformação do ser humano”, completou.
Troca de experiências – O secretário de Esporte e Lazer de Cuiabá, Jefferson Neves, avaliou que este é um evento propício para a troca de experiências entre as cidades. “Acredito que conseguimos avançar bastante aprendendo com quem já fez, assim como aquilo que implementamos pode ser bem aplicado em outras cidades. Isso é muito importante no setor público, pois constrói caminhos de forma rápida, sem precisar arriscar para ver se vai dar certo, pois se vale de algo que está funcionando em outro lugar. Assim se trabalha erros e acertos, sempre buscando aprimorar, em um trabalho integrado”, salientou.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS e Vitor Santos/Sempre