O Hub Salvador, que funciona como um espaço colaborativo para startups, empresas e freelancers, recebeu, na tarde desta quarta-feira (21), o evento “Futuros Ancestrais”, proporcionando aos visitantes e frequentadores do local uma verdadeira imersão nos saberes afro-brasileiros e nas tecnologias contemporâneas. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Salvador, que é responsável pela gestão do local, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit).
Logo na entrada do espaço, situado no bairro do Comércio, o público foi recepcionado com esculturas e quadros do artista plástico Samuel Cruz Santos, ex-carreteiro que hoje transforma papel em peças carregadas de espiritualidade e inovação.
As obras também foram expostas em outras áreas do Hub, permitindo que os usuários do local pudessem contemplá-las ao longo do dia. A exposição, que traz representações como Santa Dulce dos Pobres, Jesus Cristo crucificado, Oxóssi, Xangô e Nanã ficará aberta para visitação até o dia 20 de junho.
“Adoro artes e amei quando entrei aqui no Hub e vi as obras. Sou uma pessoa sem religião, mas bem espiritualizada. Adoro os orixás e o que eles representam para o nosso povo baiano”, comentou a designer Carol Ribeiro, de 26 anos.
O Hub também foi palco nesta quarta de palestras como a “Orixás como arquétipos de inovação”, ministrada por Adinelson Filho Àkànbí Ọdẹ, mestre e doutorando em Literatura e Cultura, além de pesquisador de língua, literatura e cultura yorùbá. ”
Foto: Lucas Moura/ Secom PMS