O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou, entre os dias 7 e 18 de abril de 2025, uma avaliação do perigo em atrativos geoturísticos de municípios da Chapada Diamantina, na Bahia: Monumento Natural da Cachoeira do Ferro Doido, no município de Morro do Chapéu (semiárido baiano); e Área de Proteção Ambiental Gruta dos Brejões/Vereda do Romão Gramacho, que abrange trechos dos municípios de São Gabriel, Morro do Chapéu e João Dourado.
O estudo foi realizado a pedido do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) – órgão responsável pela gestão das unidades de conservação do estado da Bahia – com o objetivo de subsidiar a gestão ambiental e turística desses espaços naturais, ampliando as estratégias de prevenção a desastres em áreas com grande circulação de visitantes.
A iniciativa integra as ações do SGB voltadas à avaliação de riscos em áreas com potencial turístico e recreativo, agenda que ganhou reforço após o desabamento de rochas nos cânions de Capitólio (MG), em janeiro de 2022. Desde então, a instituição tem intensificado os estudos geotécnicos com foco na prevenção de acidentes em ambientes naturais de visitação pública.