quinta, 22 de maio de 2025
Euro Dólar

JERÔNIMO REALIZA VISITA TÉCNICA A BAHIAFARMA, ONDE ESTADO VAI PRODUZIR TESTES RÁPIDOS EM PARCERIA COM EMPRESA CHINESA

LUIZA SANTOS - 21/05/2025 17:00

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, realizou, nesta quarta-feira (21), uma visita técnica à sede da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), em Simões Filho. Na ocasião, Jerônimo conheceu o local onde será realizada a produção de testes rápidos para detecção de zika, dengue, covid-19, hepatites B e C, sífilis e malária. A visita fez parte do compromisso firmado pelo Governo do Estado, na China, para a parceria entre a Hotgen e a Bahiafarma, visando a produção com transferência de tecnologia.

“Conheci todas as instalações da Bahiafarma, mas aqui o objetivo central foi concluir uma etapa da parceria público-privada com o Ministério da Saúde e a empresa chinesa, Hotgen. Nós vamos ampliar a possibilidade com essa experiência e fortalecer a capacidade de produção e qualidade que a Bahiafarma”, acrescentou o governador. Jerônimo ainda pontuou que, nesta quarta-feira à noite, se reunirá virtualmente com representantes da Hotgen.

A empresa chinesa Hotgen Biotech é referência mundial no desenvolvimento e na produção de testes diagnósticos rápidos. A parceria será no âmbito do Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), ação do Ministério da Saúde que seleciona e financia projetos voltados ao desenvolvimento e produção de tecnologia em saúde. A linha de produção para fabricação de testes rápidos na Bahiafarma entregará ao SUS 25 milhões de testes por ano, podendo chegar a 75 milhões de testes anualmente, se operando em capacidade máxima, o que corresponde a 288 mil testes por dia.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou as estratégias para dar início à produção. “Hoje já conseguimos ver a produção das embalagens e, além disso, já apresentamos todo o estudo, o treinamento, a parte de capacitação, o processo de importação do equipamento para que a gente receba e possa, após a finalização dessa PDP, produzir”.

Os testes rápidos da Bahiafarma atenderão a todo o mercado nacional e já possuem registro na Anvisa. Além desses, a fundação deu entrada no pedido de registro de mais três produtos, que serão avaliados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). São testes de HIV, HTLV e um teste combinado, o Sífilis Duo.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.