A Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, estará presente, entre 19 e 22 de maio, na IMEX Frankfurt 2025, uma das mais representativas feiras de negócios e eventos do mundo. Para a Agência, o evento marcará também a apresentação do novo módulo do programa Brasil Travel Specialist (BTS), específico para o segmento MICE, que tem o objetivo de promover e capacitar, de forma online, o trade turístico internacional sobre produtos, destinos e serviços turísticos brasileiros, bem como a oferta segmentada.
Com foco no segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos), a Embratur vai apresentar a capacidade do país para sediar eventos técnico-científicos, bem como esportivos e culturais. A Agência leva, ainda, seu portfólio de promoção e o apoio à comercialização dos destinos que mais sediam eventos internacionais, de acordo com o ranqueamento realizado pela ICCA (International Congress and Convention Association). Nesse ranking, o Brasil é o único representante latino-americano entre os Top 20 destinos globais, ocupando o 3º lugar nas Américas e o 20º no mundo. Outro fator essencial é a promoção das iniciativas que adotam políticas de sustentabilidade, garantindo ao país vantagem competitiva junto aos concorrentes da feira.
No estande brasileiro, os potenciais clientes poderão conhecer a diversidade de opções para eventos associativos ou de incentivo de diferentes portes, aliando sempre a beleza natural e cultura autêntica.
A expectativa para este ano, segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é superar o número de reuniões e contatos comerciais do evento de 2024 e, assim, incrementar os negócios para o país por meio do segmento, que tem um tíquete médio elevado, e pode impactar positivamente na economia do país. “A IMEX Frankfurt 2025 é uma oportunidade importante para o Brasil fortalecer sua imagem no mercado internacional. O MICE é um dos nossos segmentos prioritários para a Embratur. Buscamos ampliar nossa capacidade de atrair eventos internacionais, congressos e conferências. Nosso objetivo é atrair investimentos e gerar negócios para o setor de turismo. Por isso, estamos fazendo do estande brasileiro um ponto de encontro para profissionais do mundo todo que buscam destinos e parceiros para seus eventos e viagens de incentivo”, salientou.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os pequenos negócios são essenciais para o setor e todo o trabalho de planejamento deve ter dados sólidos para permitir que a atuação das instituições sejam cada vez mais efetivas na construção de políticas públicas. “As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de gerar emprego e renda no país. O turismo é um setor que o Brasil precisa, cada vez mais, dar visibilidade, que é justamente a proposta da atuação em dados de forma estratégica”, afirma.
Foto: Renato Vaz/Embratur