Com a chegada de junho, o país vai se pintando de bandeirolas e sabores. O cheiro de milho cozido, licor e bolo de aipim começa a invadir as ruas e, junto com o clima das festas juninas, surge também uma janela de oportunidade para quem quer transformar a tradição em renda. A cada ano, cresce a demanda por comidas e bebidas típicas, e quem souber aproveitar esse cenário pode faturar um bom dinheiro, sobretudo se estiver preparado. Para isso, cursos rápidos e acessíveis se tornam aliados de quem quer fazer bonito na cozinha e ainda lucrar com isso.
Plataformas como EduK, SENAI Play, YouTube, além de instituições como o Senac e o Sebrae, estão com uma programação voltada para o período, oferecendo capacitações em temas como produção de licores regionais, bolos típicos, doces juninos, caldos, congelamento de salgados e até precificação de produtos, item essencial para quem quer sair do prejuízo.
Só o Senac Bahia está com 700 vagas abertas em cursos na área de gastronomia, em cidades como Salvador, Alagoinhas, Amargosa, Camaçari, Feira de Santana, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. São cursos de curta duração, com carga horária entre 4 e 20 horas, e investimento a partir de R$ 69.(Correio)
Sara Novaes Dias Crédito: Reprodução