O Esporte Clube Bahia anunciou nesta sexta-feira, 16, o lançamento de uma nova ferramenta no plano do Sócio Esquadrão. Trata-se do Ranking do Torcedor, sistema de pontuação que terá como objetivo a equidade entre os sócios. As métricas de pontuação serão definidas a partir de dois critérios: antiguidade e assiduidade. O novo ranking de sócios dará prioridade a pontuação para realização do check-in nas partidas do Esquadrão.
A antiguidade é o primeiro critério de prioridade no ranking. A pontuação atribuída varia de acordo com o tempo de serviço, obedecendo à seguinte escala:
Confira
– Até 1 ano de associação: 0 pontos;
– De 1 a 2 anos de associação: 1 ponto;
– De 3 a 5 anos de associação: 2 pontos;
– De 6 a 10 anos de associação: 3 pontos;
– A partir de 11 anos de associação: 4 pontos;
A assiduidade será o segundo critério avaliado. Em blocos de seis jogos em casa, cada partida vale um ponto. Portanto, o sócio que comparecer a três partidas do Bahia, por exemplo, somará 3 pontos no ranking de sócios do Esquadrão. O mesmo serve para o Sócio que comparecer a 4, 5 ou 6 jogos, mas acumulando a pontuação respectiva a quantidade de partidas. Confira:
Cada jogo comparecido vale 1 ponto. Exemplo:
– Não compareceu ao jogo = Não pontua;
– Comparecimento a 1 jogo = 1 ponto;
– Comparecimento a 2 jogos = 2 pontos;
– Comparecimento a 3 jogos = 3 pontos;
– Comparecimento a 4 jogos = 4 pontos;
– Comparecimento a 5 jogos = 5 pontos;
– Comparecimento a 6 jogos = 6 pontos.
É importante ressaltar que a assiduidade não será válida mediante check-in, mas sim ao comparecimento aos jogos, utilizando o sistema de reconhecimento facial para averiguar a presença na partida (o check-in não garante melhor posição no ranking). A prioridade no check-in será definida com base na pontuação acumulada pelos sócios, sendo possível somar, no máximo, 10 pontos. A distribuição das prioridades ocorrerá em três fases.
Veja
Prioridade 1
– Pontuação entre 8 e 10 pontos
– Acesso ao check-in na Fase 1
Prioridade 2
– Pontuação entre 5 e 7 pontos
– Acesso ao check-in na Fase 2
Prioridade 3
– Pontuação entre 0 e 4 pontos
– Acesso ao check-in na Fase 3
Vale destacar que os sócios podem acumular no máximo 10 pontos no ranking.
Exemplos de pontuação no Ranking do Torcedor
Sócio com mais de 11 anos que compareceu a 4 jogos:
– 4 pontos pela antiguidade + 4 pontos pela assiduidade = 8 pontos
– Prioridade 1 (Fase 1 do check-in)
Sócio com 1 ano e meio de associação que compareceu a 5 jogos:
– 1 ponto pela antiguidade + 5 pontos pela assiduidade = 6 pontos
– Prioridade 2 (Fase 2 do check-in)
Sócio com 3 anos de associação que compareceu a 2 jogos:
– 2 pontos pela antiguidade + 2 pontos pela assiduidade = 4 pontos
– Prioridade 3 (Fase 3 do check-in)
Quando começa a valer?
A expectativa é de que a nova ferramenta seja implementada de forma definitiva em julho deste ano. O jogo contra o Paysandu, na próxima quarta-feira, 21, pela Copa do Brasil marcará o início da contagem dos pontos, e a projeção do clube aponta a partida contra o Juventude, previsto para o dia 26 de julho, válido pelo Campeonato Brasileiro, como o primeiro a separar os sócios por fases de prioridade. Além disso, está previsto que a contagem do reconhecimento facial já esteja valendo a partir da partida contra o Náutico, no dia 6 de junho.
Próximos passos
Além do ranking, em 2026, o Bahia deverá implementar outra novidade no plano de sócios: a “gameficação”. A ferramenta funcionará como um sistema de bonificação, envolvendo parceiros comerciais do Esquadrão, para acumulo de pontos por realizar compras ou atividades específicas em troca de produtos, serviços ou descontos.
Foto: Divulgação / EC Bahia