Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, o Nordeste do país registrou mais de 220 mil ocorrências pelo segundo mês consecutivo em 2025. Representando 20,3% do total nacional em fevereiro, foram 227.367 tentativas de fraude evitadas, sendo uma a cada 2,3 minutos.
O destaque da região foi a Bahia, que concentrou 5,3% das tentativas em todo o país. O estado teve 59.410 ocorrências em fevereiro, com uma a cada 40 segundos. O Ceará vem logo depois em volume (41.785), seguido de Pernambuco (38.773). Já Sergipe ocupa o contrário do ranking, com menos de 10 mil ocorrências, sendo registradas 4.129 a cada um milhão de habitantes.
Em fevereiro de 2025, o Brasil registrou 1.119.316 tentativas de fraude evitadas, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. O número representa uma alta de 37,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, e marca o segundo mês consecutivo com mais de 1 milhão de tentativas identificadas. Os dados revelam o equivalente a uma tentativa a cada 2,2 segundos.
“Estamos observando uma evolução significativa nas estratégias dos criminosos digitais, que agora utilizam inteligência artificial para aplicar golpes com técnicas cada vez mais sofisticadas, especialmente por meio de engenharia social hiperpersonalizada, o que dificulta ainda mais a identificação das fraudes pelas vítimas”, afirma Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian. “Diante desse cenário, é essencial contar com soluções tecnológicas que se atualizem continuamente para enfrentar ameaças em constante transformação, além de investir de forma contínua na educação dos consumidores sobre como os golpes estão se modernizando e como se proteger”, completa.
Na análise por modalidade, as fraudes evitadas por biometria facial e documentoscopia dispararam em alta de 78,1% em relação a fevereiro de 2024. Este tipo de autenticação representou 41,7% das tentativas, atrás apenas das verificações por inconsistências cadastrais (50,8%). Já a verificação de dispositivos respondeu por 7,5% dos casos.
A maior parte das tentativas foi direcionada ao setor de Bancos e Cartões, responsável por 54,3% dos casos. Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (31,8%), “Financeiras” (6,6%), “Telefonia” (5,6%) e “Varejo” (1,7%), mantendo a consistência dos registros no mês anterior.
Com foco em perfis com maior poder de consumo e presença digital, fraudadores continuam priorizando cidadãos em fase de maior atividade econômica. Em fevereiro, 59,5% das tentativas de golpe evitadas atingiram pessoas de 26 a 50 anos. A população até 25 anos registrou 15,2% das diligências, seguido do recorte de 51 a 60 anos (13,4%) e de maiores de 60 anos (11,9%).
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