O chefe de gabinete do Governo do Estado, Maurício Weidgenant, recebeu nesta quinta-feira (15) a diretora para as Américas e o Caribe do Ministério de Relações Exteriores da França, embaixadora Nathalie Broadhurst, em uma audiência realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O encontro teve como pauta o fortalecimento das relações diplomáticas entre França e Brasil, com foco especial na parceria entre o país e a Bahia.
Entre os temas discutidos estiveram as prioridades da diplomacia francesa para a América do Sul, os futuros desdobramentos da cooperação França-Bahia, e a programação da Temporada França-Brasil 2025 na Bahia, que culminará com o Fórum de Encerramento “Nosso Futuro”, previsto para acontecer durante três dias em Salvador. Também foi abordada a participação do Estado na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), marcada para ocorrer em Nice, na França.
“Gostaria, antes de tudo, de agradecer pela recepção de hoje. Sabemos o quanto o Governo do Estado é extremamente bem organizado, especialmente no que diz respeito à preparação de eventos, logística e articulação. Por isso, estamos realmente muito felizes e honrados em poder trabalhar com o Estado da Bahia”, pontuou durante apresentação embaixadora Nathalie Broadhurst.
A comitiva francesa presente na reunião incluiu o ministro-conselheiro e chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada da França no Brasil, Philippe Gassmann; o cônsul da França para o Nordeste, Serges Gas; o adido cultural do Consulado da França em Recife, Sébastien Dahyot; e o cônsul honorário da França na Bahia, Bernard Greck.
Além dos representantes franceses, a reunião contou com a secretária de desenvolvimento urbano, Jusmari Oliveira; o secretário do meio ambiente, Eduardo Sodré; a secretária de promoção da igualdade racial e dos povos e comunidades tradicionais, Ângela Guimarães e outros representantes do Governo do Estado.
A reunião reforça o compromisso mútuo com a cooperação internacional, a troca cultural e a sustentabilidade, ampliando os laços entre a França e a Bahia em áreas estratégicas como cultura, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
“Nós já discutimos aqui no governo, pelo menos, por duas oportunidades, sobre a realização do fórum. Estivemos também em uma reunião com o Ministério da Cultura e o Ministério das Relações Exteriores, tratando do fórum. Portanto, há total disposição do Governo do Estado em construir esse diálogo em relação ao formato do fórum, a programação, a organização do conteúdo, a questões que nós podemos ofertar, da dinâmica mesmo de organização e de recepção dos participantes do evento”, ressaltou Maurício Weidgenant.