Mais uma rodada de negociações dos rodoviários de Salvador vai acontecer nesta quinta-feira, 15. O diretor do sindicato, Fábio Primo, afirmou que, se não houver acordo, a categoria vai entrar em estado de greve. Os profissionais estão em campanha salarial e buscam acordo com os empresários.
“Amanhã [quinta-feira] teremos uma assembleia em dois turnos e certamente a categoria vai aprovar o estado de greve. Estamos em uma campanha salarial com impasse, onde tivemos mais de cinco rodadas de negociações sem nenhum avanço por parte dos empresários. No dia 16 [sexta], teremos uma mediação na Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e esperamos que avance. Mas, certamente, a assembleia de amanhã (quinta-feira) deve deliberar o estado de greve e, se as coisas não melhorarem, semana que vem Salvador deve entrar em greve”, disse.
Os trabalhadores pedem um aumento com 5% de ganho real, além da reposição da inflação. Outras queixas incluem a não implementação de mudanças acordadas na escala de folgas e o aumento da jornada de trabalho, que, segundo a categoria, tem ultrapassado as 7 horas diárias sem comunicação prévia ou compensações. As assembleias ocorrerão na sede do sindicato, localizada na R. Castro Neves, 391, em Matatu de Brotas. Umas será às 9h e outra ocorrerá pela tarde, às 15h.
Mobilizações da categoria
No dia 10 de abril, os rodoviários realizaram uma assembleia que resultou na interdição da Estação da Lapa entre 11h30 e 12h30. Durante o ato, nenhum ônibus entrou ou saiu do terminal, o que gerou reflexos no trânsito da região, com congestionamentos que chegaram até a Arena Fonte Nova. Já no último dia 30 de abril, uma nova mobilização atrasou a saída de coletivos de algumas garagens entre 4h e 8h da manhã, também durante uma assembleia da categoria.
Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A TARDE