A equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, na próxima semana, um bloqueio e um novo contingenciamento no orçamento de 2025. A medida busca equilibrar as contas públicas e cobrir os ressarcimentos aos beneficiários prejudicados por fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conhecidas como a “farra do INSS”.
Os valores dos cortes serão divulgados no dia 22 de maio, quando será publicado o primeiro relatório de avaliação de receitas e despesas do ano — um documento que deveria ter sido disponibilizado anteriormente, mas foi adiado devido à demora na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
A pressão por ajustes aumentou após a revelação de um esquema de descontos indevidos em contracheques de aposentados e pensionistas, com um desvio estimado em R$ 6 bilhões. Técnicos do Ministério da Fazenda já alertavam sobre a necessidade de contenção de gastos, diante dos esforços para assegurar o equilíbrio fiscal.
Segundo fontes da área econômica, o novo bloqueio orçamentário pode incluir um reforço financeiro para a Previdência Social, visando cobrir os reembolsos aos segurados lesados pelas irregularidades.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil