sábado, 10 de maio de 2025
Euro Dólar

MARINA SILVA DIZ QUE PROPOSTAS DEMOCRATIZAM POLÍTICA AMBIENTAL

Victoria Isabel - 09/05/2025 18:00 - Atualizado 09/05/2025

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse que as propostas desenvolvidas e selecionadas durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, encerrada nesta sexta-feira (9), representam um exercício democrático a servir de referência para a definição de políticas públicas, nas mais diversas esferas.

Segundo a ministra, as questões apresentadas durante a conferência servirão de sinalização para o Ministério do Meio Ambiente, para o governo federal, bem como para os governos estaduais, municipais e para as empresas. “E o que não foi priorizado não vai ser encostado”, garantiu a ministra.

“Vamos ter de fazer o manejo sustentável dessa riqueza de propostas que vieram”, completou.

Durante o discurso de encerramento do evento, ela lembrou que, durante o processo que culminou na conferência, foram apresentadas mais de 2 mil propostas que, depois, chegaram a cerca de 500 e, então, 100 para, ao final, se chegar a um total de 10 propostas. “Sempre de forma democrática”, ressaltou a ministra.

Economia de recursos

“Imagina quanto a gente teria que pagar se fôssemos fazer uma consultoria para sair com 2 mil propostas. Agora imagina que, além das propostas, tem ainda a pessoa que implementa a proposta na comunidade ou território, com um vocalizador que é articulador. É isso que a democracia faz”, acrescentou.

Marina Silva lembrou que a política ambiental brasileira implementada durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é feita com base nos princípios democráticos de compartilhar autoria, realização e reconhecimento, e que a conferência encerrada nesta sexta-feira (9) é um processo enfático de mostrar as prioridades da agenda do século 21 voltada ao desenvolvimento sustentável.

“Isso, não apenas na sua dimensão ambiental, mas na sua dimensão política, cultural, econômica e social”, acrescentou.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.