sábado, 10 de maio de 2025
Euro Dólar

PREFEITURA ENTREGA REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA DOS EX-COMBATENTES EM CELEBRAÇÃO AOS 80 ANOS DE VITÓRIA DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

LUIZA SANTOS - 09/05/2025 19:31

A Prefeitura de Salvador entregou, na noite da quinta-feira (8), a Praça dos Ex-Combatentes, situada em frente ao Quartel de Amaralina, entre as ruas Marquês de Monte Santo e Oswaldo Cruz, totalmente requalificada. A entrega marca os 80 anos de vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na luta contra o nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial na Europa.

A cerimônia teve as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, do comandante da 6ª Região Militar, general André Luiz Aguiar Ribeiro, e de demais autoridades. A praça tem esse nome em homenagem aos homens e mulheres que, em um ato de heroísmo, participaram de batalhas cruciais na Itália, durante o maior conflito armado da humanidade, tornando-se símbolo de orgulho e coragem para o país.

O prefeito ressaltou a ocasião como um dia histórico e de festa para o Brasil e para as Forças Armadas Brasileiras. “Estamos aqui hoje para celebrar mais uma parceria com o Exército, neste dia histórico, dia em que completamos a vitória de 80 anos da Força Expedicionária Brasileira. Quero abraçar aqui a todos os familiares dos ex-combatentes, sejam aqueles que nos deixaram e também os que tiveram essa vitória. Esta praça é uma homenagem a todos eles e hoje estamos entregando completamente reformada, reconstruída com a nova modelagem dentro do padrão que a nossa Prefeitura imprime em toda a cidade”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

Ele fez um apelo para que a comunidade cuide do equipamento público: “Pedimos à comunidade que nos ajude no cuidado. Realmente, nunca se investiu tanto em espaços públicos, devolvendo a cidade ao cidadão. Vocês não imaginam a felicidade que eu tenho quando eu chego e vejo as crianças brincando no parquinho. Isso nos motiva e nos estimula a trabalhar ainda mais, mas é óbvio que quando a comunidade ajuda a cuidar, a gente investe menos em manutenção e sobram mais recursos para recuperar e construir outras praças em nossa cidade”, salientou.

Memorial – No local, que compõe o cenário aprazível da orla de Amaralina e do Quartel, há um memorial com datas de partida de tropas para a Itália e de chegada ao Brasil, bem como com o nome de militares que integraram a FEB e morreram em combate, com a respectiva data, cidade e situação do falecimento. O general Ribeiro destacou a importância de reverenciar os ex-combatentes e de contar a história a partir de cerimônias como a que foi realizada.

Foto: Betto Jr./Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.