sexta, 09 de maio de 2025
Euro Dólar

ATLETAS BAIANOS DE 59 A 85 ANOS CONQUISTAM 12 MEDALHAS DE OURO EM SUL-AMERICANO DE REMO MASTER

LUIZA SANTOS - 08/05/2025 17:54

A delegação baiana de remo máster brilhou no Campeonato Sul-Americano de Remo Máster, realizado entre os dias 1º e 4 de maio de 2025, na cidade de Mercedes, Uruguai. Formada por atletas veteranos com idades entre 59 e 85 anos, todos remadores assíduos nas águas da Ribeira, em Salvador, a equipe demonstrou força, técnica e espírito esportivo, conquistando um total de 17 medalhas, sendo 12 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze.

Ao todo, os baianos participaram de 19 provas, distribuídas entre as modalidades Out rigger 8, quatro com patrão e quatro sem patrão, Four skif, dois sem patrão, Double Skiff sem patrão e Skiff. De acordo com a equipe, as disputas foram marcadas por garra e superação, reflexo da longa experiência dos atletas e da rotina de treinos quase que diários na Baía de Todos os Santos.

A delegação, treinada por Antônio Silva há 15 anos, foi composta por nomes que, juntos, acumulam muito mais de 100 medalhas. O mais experiente do grupo, Joel Ribeiro, conhecido como “Meu Santo”, tem 85 anos e segue remando com vigor impressionante. Tem também o trio de irmãos Abílio Conceição (70 anos), Nilson Conceição (69 anos) e Edson Conceição, “Zeu” (65 anos), o primo Jorge Conceição, “Bacalhau” (70 anos) e também Dailton, apelidado de “Pica-Pau”, com 59 anos, somando fôlego ao time de veteranos.

“Estou muito mais feliz hoje do que quando remava sozinho. Há alguns anos passei a ter a companhia dos amigos Nilson, Zeu e Bacalhau, que me incentivaram ainda mais. Neste ano, Abílio e Dailton entraram para o time e já estrearam no Uruguai ganhando medalha de ouro também. Com essa equipe tão maravilhosa me incentivando, agora que eu vou bombar”, comemora o entusiasmado Meu Santo, ancião dos campeões baianos.

De acordo com o atleta, a delegação retorna a Salvador com orgulho e sentimento de missão cumprida, além da certeza de que o remo, na Ribeira, segue sendo tradição viva e pulsante para todas as idades.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.