quinta, 08 de maio de 2025
Euro Dólar

FIEB SEDIA ENCONTRO SOBRE INOVAÇÃO PORTUÁRIA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO DA BAHIA

João Paulo - 08/05/2025 12:59 - Atualizado 08/05/2025

Com o objetivo de estimular soluções inovadoras para o setor portuário, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) sediou, nesta terça-feira (7), a segunda edição da Caravana da Inovação Portuária. Promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo para discutir caminhos de modernização e ganho de competitividade a partir de tecnologia, pesquisa aplicada e boas práticas de gestão. A ação conta também com a parceria Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq), do Hub Brasil Export, Companhia de Docas da Bahia (Codeba).

Abrindo o evento, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou a atuação do SENAI Cimatec no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para o setor portuário. “O Cimatec tem um campo específico, o Cimatec Mar, voltado à pesquisa de competências para aprimorar o ambiente portuário da Bahia e do Brasil. A expectativa da indústria com a inovação no setor é clara: aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços, favorecendo a competitividade do setor industrial baiano”, afirmou.

O diretor de políticas setoriais, planejamento e inovação do Ministério de Portos e Aeroportos, Tetsu Koike, ressaltou a importância do encontro como ponto de partida para a cooperação. “Hoje é um momento de sensibilização e, quem sabe, de letramento em inovação no setor público. Precisamos tornar os portos da Bahia polos de inovação que agreguem valor ao estado e ao país. Essa é a nossa meta”.

A Caravana, que já passou por Recife e ainda estará em Fortaleza, Maranhão e Rio de Janeiro neste ano, prevê a abertura de uma agenda de trabalho para tornar os portos brasileiros, por meio de seus terminais e operadores, um polo de inovação. Painéis temáticos, networking e discussões marcaram o primeiro dia da programação, que incluirá, visita técnica ao Laboratório do Cimatec- Mar e aos portos de Salvador e Aratu nesta quinta-feira (08).

Pensando em tecnologia, o presidente do Conselho de Portos da FIEB, Marcos Galindo citou o uso crescente de tecnologias como sensores IoT, câmeras inteligentes e drones para monitoramento de cargas, apontando o futuro da gestão portuária. “São inovações que já estão em teste e que, em breve, estarão integradas às operações dos portos baianos”, garantiu.

O evento também quer envolver as comunidades do entorno, fomentando o desenvolvimento social, como analisa a head de ESG e Inovação da Antaq, Cristina Castro, ao apontar que a modernização portuária deve ser pensada como vetor de desenvolvimento socioeconômico sustentável: “97% do que circula no mundo passa pelos mares. Por isso, portos são polos fundamentais para o desenvolvimento do país. Precisamos de corredores verdes de inovação, inclusão e conhecimento, conectando os portos às ODS e à transformação social”.

A escolha da Bahia para ser o segundo destino da Caravana foi estratégica, segundo a diretora executiva do Hub Brasil Export, Karina Martins. “Temos muito interesse em trazer iniciativas para cá. Em agosto, realizaremos o Inova Export, evento que reunirá players, startups e a comunidade portuária para debater soluções tecnológicas e promover conexões com foco em inovação”.

Apesar da discussão se pautar no futuro, o diretor-presidente da Codeba, Antônio Gobbo, afirmou que o aumento da movimentação portuária registrado em 2024 já é resultado das boas práticas de gestão implantadas pelos portos públicos baianos. “A inovação está diretamente ligada à eficiência operacional e à governança. Queremos aumentar nossa capacidade de escoamento, reduzir atrasos e tornar os portos da Bahia cada vez mais competitivos e seguros”, projeta Gobbo.

 

Divulgação Fieb

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.