A cidade de Salvador será uma das cidades-sede da próxima Copa do Mundo Feminina, que será realizada no Brasil. Nesta quarta-feira, 7, a FIFA anunciou que a Arena Fonte Nova receberá partidas do torneio, que acontecerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. Além da capital baiana, outras sete cidades brasileiras foram escolhidas para receber jogos do Mundial: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, 32 seleções disputarão 64 partidas entre a fase de grupos e os confrontos eliminatórios.
Essa será a primeira vez que o torneio será realizado em solo brasileiro. Durante o processo de seleção, a Arena Fonte Nova passou por visitas técnicas da delegação da FIFA, que ocorreram em fevereiro e outubro de 2024. Nas inspeções, os avaliadores analisaram itens como infraestrutura, manutenção do gramado, acessos, serviços técnicos, hospitalidade e operação de bilheteria. A confirmação de Salvador como uma das sedes representa um marco para o futebol feminino da região, conforme celebrou o presidente da Arena Fonte Nova, Alexandre Gonzaga. Questionado sobre o anúncio, o dirigente revelou “orgulho” em ter a capital baiana como uma das cidades-sede.
“É um orgulho para qualquer cidade ser sede de um grande evento mundial, especialmente a primeira edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA ™ no país. Além da emoção do esporte, o torneio traz um legado importante, com impactos positivos na mobilidade, no setor turístico, serviços e na economia local. Estamos prontos para fazer uma grande festa e receber torcedores de todo o mundo”, afirmou Alexandre Gonzaga.
Relembre os jogos da Arena Fonte Nova na Copa de 2014:
Foto: Divulgação