quinta, 08 de maio de 2025
Euro Dólar

BRASKEM INAUGURA TERMINAL PETROQUÍMICO NO MÉXICO

João Paulo - 07/05/2025 14:59 - Atualizado 07/05/2025

A Braskem Idesa e a Advario anunciam a inauguração do Terminal Química Puerto México (TQPM), que garantirá à petroquímica a autossuficiência de etano na produção do polietileno. Localizado em Coatzacoalcos, em Veracruz, o novo terminal recebeu o investimento de US$ 450 milhões e será fundamental para o crescimento da indústria petroquímica no México. “O TQPM representa um importante marco para o desenvolvimento industrial mexicano, contribuindo para a resolução do déficit estrutural de gás etano no país”, afirma Isabel Figueiredo, CEO da Braskem Idesa.

O etano é um insumo chave para a produção de polietileno de alta e baixa densidade – e, atualmente, há necessidade de importação para suprir a demanda da operação local. O lançamento do terminal contribuirá para transformar este cenário. O TQPM consegue armazenar 100 mil m3 de gás etano e tem capacidade de importação de 80.000 barris diários de etano equivalentes. A nova disponibilidade de matéria-prima permitirá que a Braskem Idesa produza 1 milhão e 50 mil toneladas anuais de polietileno, por meio de três unidades de polimerização: 750.000 toneladas anuais de polietileno de alta densidade (PEAD) e 300.000 toneladas anuais de polietileno de baixa densidade (PEBD).

O lançamento é fruto do acordo entre Braskem Idesa – joint venture entre Braskem, maior empresa petroquímica das Américas, e o Grupo Idesa, empresa mexicana líder em petroquímica – e Advario, divisão holandesa da empresa alemã Oiltanking, especializada em construção, financiamento e operação de terminais portuários. “O TQPM fornecerá matérias-primas e produtos petroquímicos intermediários adicionais para outras indústrias mexicanas que atualmente operam em baixas taxas. Isso impulsionará muito o mercado”, afirma Roberto Ramos, CEO da Braskem. “E tamanho desenvolvimento está alinhado ao foco da Braskem de buscar mais estabilidade nas operações, garantindo maior confiabilidade de fornecimento e competitividade”, diz.

Impacto Econômico e Social

Durante o avanço do projeto do terminal, as companhias focaram na geração de empregos e no desenvolvimento de Veracruz. Houve a criação de mais de duas mil vagas durante a construção do TQPM e a implementação de programas comunitários que fortaleceram o vínculo com a população local. “A inauguração do TQPM é um momento de orgulho para a Advario e um marco importante em nossa jornada de crescimento global. Este projeto reflete a forte parceria com a Braskem Idesa e o nosso papel de liderança no armazenamento e na logística dos produtos químicos no mundo. A expansão para o México fortalece nossa presença global em uma região petroquímica nova, altamente dinâmica e em crescimento”, afirma Bas Verkooijen, CEO da Advario.

Sobre a Braskem Idesa

Empresa mexicana formada pela associação da Braskem (Brasil), a maior companhia petroquímica produtora de termoplásticos no continente, e um dos líderes na petroquímica mexicana, Grupo Idesa. Juntas, desenvolveram um complexo petroquímico focado na operação e produção de etileno e polietilenos de alta e baixa densidade no município de Nanchital, Veracruz, no México. O projeto exigiu um investimento fixo de 5,2 bilhões de dólares e produz um milhão e cinquenta mil toneladas por ano de etileno e polietilenos, que entrou em operação em abril de 2016.

Para mais informações, por favor, visite: www.braskemidesa.com.mx

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.