O Museu Geológico da Bahia (MGB) terá uma programação especial durante a 23ª Semana Nacional de Museus, que ocorre entre os dias 12 e 18 de maio. Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, o evento propõe reflexões sobre o papel das instituições museológicas diante das mudanças sociais e ambientais contemporâneas.
Para marcar a semana, o MGB, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), preparou uma programação diversificada e educativa, como explica a coordenadora Técnica do museu, Elizandra Pinheiro. “Elaboramos atividades para estudantes de todos os níveis de escolaridade, que, por sua vez, ocupam um lugar central para a existência dos museus científicos. Assim, ao promover o MGB como um ambiente de participação ativa para os estudantes, oferecemos um espaço museal onde é possível se reinventar, construir e reconstruir conhecimentos, com novas perspectivas.”, destacou.
A programação para a 23ª Semana Nacional de Museus inclui palestras com especialistas sobre temas como tectônica de placas, mudanças climáticas e a ocorrência de terremotos no Brasil, além de uma oficina interativa sobre meteoritos, voltada para o público geral. Entre os dias 13 e 16 de maio, o museu também receberá visitas pedagógicas previamente agendadas, com atividades nos turnos da manhã e da tarde.
“A Semana de Museus é uma oportunidade estratégica para integrar a sociedade com o conhecimento científico. O Museu Geológico da Bahia cumpre um papel fundamental ao oferecer à população conteúdos que conectam o passado, o presente e o futuro das nossas comunidades em transformação”, afirmou o secretário da SDE, Angelo Almeida.
Durante o período, o órgão ampliará, excepcionalmente, o horário de visitação entre os dias 12 e 16 de maio, funcionando das 10h às 18h. No sábado (17) e no domingo (18), a instituição segue o horário normal, das 13h às 17h. Outra novidade é que, para o evento, o museu abrirá na segunda-feira (12). O Museu Geológico está localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 2195, Corredor da Vitória. A entrada é gratuita.
Foto: Mário Marques/Ascom SDE.