Foi divulgado nesta segunda-feira (5), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) permanece em alerta para vinte e oito municípios da Bahia, indicando risco moderado a alto em razão do volume acumulado de chuvas que abrange cidades da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Candeias e Simões Filho.
De acordo com o Inmet há possibilidade de precipitação de até 100 milímetros em 24 horas nas áreas afetadas. O volume representa potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios, exigindo atenção redobrada das autoridades locais e da população.
Nos primeiros dias de maio, o estado já enfrentou consequências das chuvas. Em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, o rio Subaé transbordou na madrugada de sábado (4), desalojando cerca de 80 famílias. A cantora Maria Bethânia, natural do município, publicou um vídeo em solidariedade aos atingidos e alertou para os estragos causados pela enchente. Apesar da gravidade do episódio, Santo Amaro não consta mais na atualização recente do alerta do Inmet.
Em Salvador , também foi impactada pelas chuvas. A Defesa Civil emitiu alertas sonoros em seis comunidades com risco de deslizamento, e moradores foram orientados a evacuar as residências. Embora o tempo continue instável, a cidade foi retirada da zona de alerta do instituto meteorológico.
Veja a lista completa de municípios sob alerta laranja:
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS