segunda, 05 de maio de 2025
Euro Dólar

ALERTA LARANJA: 28 CIDADES DA BAHIA EM RISCO POR CAUSA DA CHUVA; VEJA QUAIS SÃO

VICTOR OLIVEIRA - 05/05/2025 17:38

Foi divulgado nesta segunda-feira (5), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) permanece em alerta para vinte e oito municípios da Bahia, indicando risco moderado a alto em razão do volume acumulado de chuvas que abrange cidades da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Candeias e Simões Filho.

De acordo com o Inmet há possibilidade de precipitação de até 100 milímetros em 24 horas nas áreas afetadas. O volume representa potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios, exigindo atenção redobrada das autoridades locais e da população.

Nos primeiros dias de maio, o estado já enfrentou consequências das chuvas. Em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, o rio Subaé transbordou na madrugada de sábado (4), desalojando cerca de 80 famílias. A cantora Maria Bethânia, natural do município, publicou um vídeo em solidariedade aos atingidos e alertou para os estragos causados pela enchente. Apesar da gravidade do episódio, Santo Amaro não consta mais na atualização recente do alerta do Inmet.

Em Salvador , também foi impactada pelas chuvas. A Defesa Civil emitiu alertas sonoros em seis comunidades com risco de deslizamento, e moradores foram orientados a evacuar as residências. Embora o tempo continue instável, a cidade foi retirada da zona de alerta do instituto meteorológico.

Veja a lista completa de municípios sob alerta laranja:

  1. Acajutiba
  2. Alagoinhas
  3. Aporá
  4. Araçás
  5. Aramari
  6. Camaçari
  7. Candeias
  8. Cardeal da Silva
  9. Catu
  10. Conde
  11. Crisópolis
  12. Dias d’Ávila
  13. Entre Rios
  14. Esplanada
  15. Inhambupe
  16. Itanagra
  17. Jandaíra
  18. Mata de São João
  19. Olindina
  20. Ouriçangas
  21. Pedrão
  22. Pojuca
  23. Rio Real
  24. São Sebastião do Passé
  25. Sátiro Dias
  26. Simões Filho
  27. Teodoro Sampaio
  28. Terra Nova

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.