sábado, 03 de maio de 2025
Euro Dólar

WEB SUMMIT: “IA VAI REDEFINIR MERCADO BANCÁRIO NO BRASIL”, AFIRMA PICPAY

João Paulo - 03/05/2025 18:00 - Atualizado 03/05/2025

A próxima fase do setor bancário será liderada por quem conseguir oferecer a melhor experiência ao cliente — e a inteligência artificial será o principal motor dessa transformação. A análise foi feita por Renan Oliveira, Chief AI Officer do PicPay, durante o painel “Banking reimagined: The future of finance is frictionless”, realizado nesta segunda-feira no Web Summit Rio 2025. No debate, ele reforçou que a revolução da IA não é mais uma promessa: já está em curso e alterando a forma como as pessoas interagem com serviços financeiros.

“A revolução da IA, que está acontecendo no momento, não é hype — é real e já vem facilitando, a cada dia, a jornada do cliente”, afirmou o executivo. Segundo ele, em um país como o Brasil, onde cada CPF tem de cinco a seis contas bancárias, muitas delas em bancos digitais, o fator determinante para a escolha será a plataforma que entregará a experiência mais fluida, personalizada e segura. “A disputa será pelo melhor uso da tecnologia, pelo assistente mais inteligente e eficiente. A jornada financeira do futuro será invisível, talvez até appless”, completou.

Renan ressaltou que a segurança permanece como princípio inegociável no desenvolvimento de novas soluções. “Estamos lidando com o dinheiro das pessoas. A segurança precisa estar presente em toda a jornada, mesmo em interações fora do app, como no WhatsApp ou em dispositivos de voz”, explicou. Ele mencionou que o futuro das transações financeiras passa por um modelo no qual o cliente poderá fazer pagamentos, transferências ou contratações apenas conversando com assistentes inteligentes — tudo protegido por autenticações biométricas e criptografia ponta a ponta.

Durante o painel, ele destacou como essa integração já é uma realidade para muitos usuários no Brasil. “Hoje no PicPay você pode receber um WhatsApp do assistente de IA do banco dizendo que o seu boleto está perto de vencer. Isso facilita a vida do cliente. Não é IA por IA, mas uma IA que vai ajudar na jornada”, afirmou. Segundo ele, o objetivo é estar onde o cliente estiver, sem exigir a abertura de aplicativos ou novas ações. “Se o usuário estiver vendo TV e quiser pagar algo, que tenha o PicPay como uma oportunidade; se estiver falando com a Alexa ou o Google Assistant, queremos estar lá também”, completou.

O executivo fez uma demonstração ao vivo da facilidade que o PicPay oferece ao realizar um Pix em poucos segundos via WhatsApp com comandos de voz, só abrindo o app do banco para confirmar biometricamente a operação financeira. “O ponto central é como a inteligência IA resolve um problema real e torna a vida financeira mais simples”, reforçou.

Reconhecido como um dos Top AI Executives de 2025, Renan lidera o time do PicPay que escalou soluções baseadas em GenAI que já impactam milhões de usuários e 80% dos colaboradores, o que transformou o banco digital em um dos maiores usuários da OpenAI no mundo, atrás apenas das big techs globais.

Só em 2024, mais de 5,7 milhões de usuários do app interagiram com o Assistente PicPay. Além disso, a IA do PicPay já gerou mais de 40 bilhões de recomendações personalizadas, adaptando-se ao contexto de cada cliente para apoiar decisões financeiras com mais precisão.

 

O painel também contou com a participação de executivos da Weme e do iFood Pago.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.