A Prefeitura de Correntina lançou nesta terça-feira (29) o programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), durante evento realizado na Câmara Municipal. A iniciativa tem como objetivo principal auxiliar a gestão pública na construção de boas práticas administrativas, acelerando e sustentando o desenvolvimento socioeconômico.
O programa faz parte da ação Correntina Saudável, um amplo projeto que engloba outras ações que estão sendo realizadas pela gestão municipal para potencializar o desenvolvimento econômico e ampliar a geração de emprego e renda. O lançamento contou com a presença do prefeito Mariano Correntina (União Brasil), do gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, além de vereadores, representantes de entidades do setor produtivo e lideranças.
“É um grande passo do nosso sonho de transformar a Correntina em uma cidade de oportunidade, de crescimento e de desenvolvimento. Por isso, convidamos o Sebrae e toda a nossa população para esse momento de apresentação do Correntina Cidade Empreendedora. Mas esse programa é parte de algo ainda maior. É um projeto da Correntina Saudável, que criamos para pensar na nossa cidade de forma integrada, planejada, com foco em quem mais precisa”, afirmou o prefeito.
Com o Cidade Empreendedora, serão desenvolvidas ações voltadas para fortalecer o ambiente de negócios no município, incentivando o turismo e a atração de agroindústrias, dentre outras iniciativas. “Esse programa é muito importante para que nós possamos mudar um pouco a cultura da população, fazendo um investimento muito importante em conhecimento, informação e inovação para que nós possamos ter uma cidade cada vez mais empreendedora”, explicou Emerson Cardoso.
Por meio desse trabalho, será possível atrair mais investidores para Correntina, além de potencializar as empresas que já existem. “Essa parceria se consolida pela importância estratégica do município de Correntina, onde ele está localizado, pelas suas belezas naturais e pelo potencial para atrair agroindústrias. Nós vamos trabalhar em parceria com o município para viabilizar e traduzir todos esses projetos em realidade para melhoria da qualidade de vida da nossa população”, frisou o dirigente do Sebrae.
Pacote de ações – Segundo o prefeito Mariano, o Correntina Sustentável terá ainda outras iniciativas, além do Cidade Empreendedora. Neste pacote de ações também estão os projetos Capacita Correntina, que vai levar formação e capacitação para servidores e empreendedores; e Vem Pra Correntina, que irá promover o turismo por meio da promoção da cidade como destino de visitantes.
Neste grupo de atividades também está o programa Oportunidade Jovem, iniciativa inédita que vai oferecer 300 vagas de estágio para estudantes do ensino médio, técnico e superior. O projeto de lei que institui a ação já está em tramitação na Câmara Municipal. O objetivo é proporcionar aos jovens do município uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, com formação prática, geração de renda e valorização da juventude local.
“Trabalhando com a visão e a responsabilidade, Correntina vai viver nos seus melhores dias, buscando evidentemente o desenvolvimento que vai chegar para todos os cantos do nosso município, na agricultura, na pecuária, estimulando os pequenos negócios, é claro, as pequenas e grandes indústrias que estão instaladas no nosso município”, declarou o prefeito.
Fotos: Divulgação