Em meio às negociações entre os Estados Unidos e seus parceiros comerciais afetados pelas tarifas impostas durante o governo de Donald Trump, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que está em contato com autoridades norte-americanas para agendar uma reunião com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.
Segundo Haddad, ele recebeu nesta quarta-feira (30) uma sinalização positiva das autoridades norte-americanas indicando a disponibilidade de Bessent para um encontro nos próximos dias.
Durante entrevista a jornalistas em Brasília, o ministro afirmou que a questão das tarifas comerciais poderá ser abordada na eventual reunião com o secretário do Tesouro. No entanto, ele enfatizou que esse tema está sendo tratado prioritariamente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e que há outros assuntos da área econômica a serem discutidos com o representante norte-americano.
Haddad também mencionou que tem viagem marcada para a Califórnia no final desta semana, onde discutirá investimentos em data centers no Brasil.
Ele concluiu dizendo que a reunião com Bessent provavelmente não ocorrerá durante essa visita, mas que existe a possibilidade de o encontro acontecer em breve, seja presencialmente ou por videoconferência.
Foto: Diego Zacarias / Ministério da Fazenda