A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) lançou, nesta terça-feira (29), o Mapeamento de Projetos Audiovisuais, questionário que vai permitir identificar e analisar o estoque de obras audiovisuais baianas em diferentes estágios de desenvolvimento. A iniciativa marca um passo importante no processo de implementação da Bahia Filmes, nova empresa pública criada para fomentar e fortalecer o setor audiovisual no estado.
A ação tem como foco os trabalhadores do audiovisual baiano que possuem projetos ainda não concluídos ou não lançados no mercado. O mapeamento será realizado por meio de um formulário online que trará questões que vão buscar identificar a realidade dos projetos existentes, os principais desafios enfrentados para sua viabilização e as demandas prioritárias do setor. O questionário estará disponível para preenchimento até 08 de maio no link https://forms.gle/zCHwfXChS8b9BaE58.
O levantamento visa levantar dados sobre o estágio de desenvolvimento dos projetos (desenvolvimento, produção, finalização ou distribuição); os principais gargalos enfrentados pelas produções; às necessidades urgentes para a conclusão e circulação das obras. A expectativa é de que os resultados da pesquisa sirvam como base para a formulação de políticas públicas mais estratégicas, eficazes e alinhadas à realidade do setor audiovisual baiano.
O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, convoca agentes culturais do audiovisual para participarem da consulta pública. “O lançamento do mapeamento de projetos audiovisuais é um passo decisivo na consolidação da Bahia Filmes como uma política pública estratégica para o setor. A partir desse levantamento, teremos um panorama claro da produção audiovisual baiana: suas potências, desafios e necessidades. Isso permitirá construir ações mais eficazes, conectadas com a realidade de quem faz cinema na Bahia. É ouvindo o setor que fortalecemos nossa cultura e ampliamos as oportunidades para que nossas histórias ganhem o mundo”, afirmou.
BAHIA FILMES
Criada pela Lei Estadual nº 14.877, sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues no dia 14 de fevereiro de 2025, a Bahia Filmes é fruto de uma política pública construída em diálogo com o setor cultural. A proposta foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em 26 de novembro de 2024 e publicada no Diário Oficial do Estado em 15 de fevereiro deste ano. Desde então, a Secult-BA vem avançando em etapas fundamentais para estruturar o funcionamento da nova empresa. O mapeamento de projetos audiovisuais surge, neste contexto, como um instrumento estratégico para orientar as primeiras ações da Bahia Filmes, a partir de um diagnóstico aprofundado do cenário atual da produção audiovisual no estado.
Foto: Caio Diniz