sexta, 02 de maio de 2025
Euro Dólar

NORDESTE SE CONSOLIDA COMO POLO EMERGENTE DE INOVAÇÃO, APONTA PESQUISA DO SEBRAE

Bruna Carvalho - 30/04/2025 11:20

O ecossistema brasileiro de startups vive um novo capítulo. Pela primeira vez, o Nordeste aparece como segunda maior região em número de startups mapeadas, com 23,53% do total nacional, atrás apenas do Sudeste, que lidera com 36,15%. O Sul responde por 21,06% das startups mapeadas. As informações são do Sebrae Startups Report Brasil 2024, desenvolvido pelo Observatório Sebrae Startups, que também destaca o forte crescimento proporcional do Centro-Oeste (189%) e a duplicação da participação do Norte.

Essa nova configuração entre as regiões revela um movimento robusto de descentralização da inovação, fortalecendo polos locais, impulsionando economias regionais e ampliando a diversidade do ecossistema de startups brasileiro.

A plataforma Sebrae Startups analisou cerca de 74.851 atendimentos feitos a 18.056 startups no último ciclo, consolidando a maior rede de apoio ao empreendedorismo inovador da América Latina.  A pesquisa completa pode ser conferida no site do Sebrae Startups Report Brasil 2024.

“Não há mais como falar de empreendedorismo sem envolver a inovação, a sustentabilidade e a inclusão. Especialmente se queremos que o país se desenvolva e seja menos desigual”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima. Para ele, incluir o Nordeste nos programas para startups é estimular que os empresários, junto aos governos locais, desenhem e executem ideias inovadoras que atendam às demandas regionais. “É por isso que investimos em programas como o StartupNE e o Inova Biomas, e realizamos o NordesteOn, para impulsionar cada vez mais o desenvolvimento dessa região fundamental para todo o Brasil”, acrescenta.

A consolidação do Nordeste como um polo estratégico para a inovação também se refletirá nas discussões do Neon 2025, um dos principais encontros de empreendedorismo inovador da região. O evento será palco para destacar as boas práticas e o impacto das ações que vêm transformando o ecossistema nordestino, fortalecendo ainda mais a descentralização da inovação no Brasil.

Foto: Canva Studio/Pexels

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.