No setor educacional, o cuidado com quem ensina começa a ganhar o mesmo peso que o cuidado com quem aprende. Ações voltadas ao bem-estar físico, emocional e mental dos colaboradores estão deixando de ser iniciativas pontuais e se transformando em estratégias estruturadas de gestão. Muito mais do que uma boa prática, essa movimentação revela uma tendência crescente no mercado — e que, a partir de maio de 2025, se tornará também uma exigência legal para todas as empresas no Brasil.
Isso porque entra em vigor, no próximo mês, a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que exige que empregadores desenvolvam ações de promoção da saúde e prevenção de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A medida reforça a importância do cuidado integral com os profissionais e conecta o bem-estar diretamente à sustentabilidade e à produtividade das organizações.
Comprometido com o bem-estar de sua equipe, o Colégio Villa Global Education realizou, entre os dias 23 e 25 de abril, mais uma edição do Villa Bem, programa voltado exclusivamente para o cuidado integral dos seus colaboradores. A iniciativa, que sempre fez parte da cultura do Villa, contemplou as três unidades da instituição (Paralela, Praia do Forte e Litoral Norte) e reforça a valorização de sua equipe como parte essencial da missão educacional.
A programação contou com o apoio de parceiros reconhecidos na área da saúde, como a Vitalmed e os laboratórios LPC e Sabin, para realização de exames preventivos e atendimentos de cuidados essenciais. Os colaboradores também participaram de atividades diversas voltadas ao bem-estar físico e emocional, incluindo sessões de meditação guiada, escuta individual com psicólogos, massagem relaxante, aulas de vôlei de praia e futevôlei, além de rodas de conversa sobre saúde mental.
As ações do Villa Bem são integradas ao Villa Happiness Center, núcleo que articula iniciativas voltadas ao desenvolvimento do bem-estar, da saúde emocional e da felicidade de toda a comunidade escolar.
“O Villa Bem foi criado para reconhecer a importância de cada colaborador e promover uma cultura de bem-estar que se reflete diretamente na qualidade do nosso ambiente de trabalho e no desenvolvimento dos nossos alunos”, explica Viviane Brito, CEO do Villa Global Education.
Além de promover um ambiente mais saudável e colaborativo, a iniciativa expressa na prática o propósito institucional do colégio: formar pessoas fortes e felizes. Um compromisso que vai além dos alunos e se estende a toda comunidade escolar, especialmente aos profissionais responsáveis por entregar uma educação de excelência.
Fotos: Divulgação