Segundo o Mapa da Fraude, relatório da ClearSale — referência em prevenção a fraudes —, a região Nordeste do país registrou 1,7% de tentativas de golpes online, o maior índice do Brasil, junto com a região Norte, que registrou o mesmo percentual. Durante o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024, foram feitos mais de 30 milhões de pedidos.
O estado da Bahia foi líder em número de pedidos, além de registrar o maior volume e percentual de tentativas de fraude. Já em relação ao ticket médio das ocorrências de golpe, o destaque ficou com a Paraíba que registrou o valor de R$ 1.179.
A partir do estudo, foi possível identificar que o meio de pagamento com maior número de pedidos na região foi o cartão de crédito, e foi o método que recebeu a maior tentativa de golpes em relação ao número de pedidos com 1,7%, enquanto o pix recebeu o maior ticket médio de transações fraudulentas, com R$ 2.369,38.
As categorias que mais sofreram tentativas de fraude foram celulares (4,0%); eletrodomésticos (3,3%), e beleza (2,2%).
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou os cinco métodos de pagamento mais utilizados: cartão de crédito, vale, débito em conta, financiamento e wallet. São consideradas tentativas de fraude todas as transações classificadas como suspeitas ou confirmadas.
CONFIRA O RANKING DE ESTADOS COM MAIOR TENTATIVA DE FRAUDES:
Foto: Banco de imagens