sexta, 25 de abril de 2025
Euro Dólar

LITERATURA BAIANA SURGE COMO ALTERNATIVA SAUDÁVEL CONTRA “EPIDEMIA DIGITAL” ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

João Paulo - 25/04/2025 14:40

Em um cenário global onde o tempo de tela dos adolescentes se expande a cada clique, impulsionado pela crescente popularidade de séries como a aclamada “Adolescência” – que expõe de forma crua e real os dilemas e vulnerabilidades da adolescência, despertando a atenção para temas importantes e gerando reflexão sobre a saúde mental, as relações familiares e os impactos da internet e das redes sociais –, a busca por alternativas saudáveis para ocupar o tempo livre e fomentar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes torna-se cada vez mais urgente. Nesse contexto, a leitura surge como uma poderosa ferramenta de contrabalanço, oferecendo um universo de benefícios que vão muito além do entretenimento.

Estudos recentes reforçam essa visão. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), divulgada em março deste ano, aponta que o uso excessivo de redes sociais por adolescentes está associado a um aumento nos índices de ansiedade, depressão e dificuldades de concentração. O relatório, que analisou dados de mais de 2 mil jovens entre 12 e 17 anos, revelou que aqueles que passam mais de três horas diárias em plataformas digitais apresentam um risco significativamente maior de desenvolverem problemas de saúde mental e dificuldades de aprendizado.

“A leitura, por outro lado, não é apenas um passatempo, mas sim um investimento no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Ela nutre a curiosidade, a criatividade, a empatia e a capacidade de sonhar”, explica o artista plástico, escritor e editor da Livraria Caramurê, Fernando Oberlaender. “A leitura estimula a imaginação, expande o vocabulário e ajuda a desenvolver o senso crítico desde cedo, além de ser uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e compreensão do mundo ao seu redor, aprimorando a capacidade de comunicação, a argumentação e a escrita, habilidades essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional”, completa.

Em Salvador, a literatura infantojuvenil ganha um sabor especial ao apresentar narrativas ambientadas nos próprios espaços da cidade, tornando a experiência da leitura ainda mais rica e conectada à realidade dos jovens. Obras como “Domingo na Praça”, de Neide Cortizo, por exemplo, combina fatos com ficção, levando o pequeno leitor a uma viagem no tempo, sobre a história da Bahia, de maneira leve e divertida. Outra dica de livro para o público infantojuvenil é a obra “Manhã”, da baiana Carla Pinto Bittencourt, que é uma homenagem à Maria Quitéria, primeira mulher a fazer parte do exército brasileiro. Com leveza no enredo, a publicação traz também como tema a ancestralidade.

Além dos benefícios cognitivos e emocionais, a leitura também desempenha um papel importante no desenvolvimento social. Ao compartilhar a experiência da leitura com amigos e familiares, seja em clubes de leitura ou em conversas informais, os jovens aprendem a expressar suas opiniões, a ouvir diferentes perspectivas e a construir laços sociais mais profundos e significativos, em contraste com a superficialidade muitas vezes presente nas interações online.

Diante desse cenário, a literatura baiana, que pode ser encontrada com grande destaque na Livraria Caramurê, localizada no Doca 1 – Polo de Economia Criativa (Comércio), se apresenta não apenas como uma forma de entretenimento, mas como um valioso instrumento para promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável da nova geração, oferecendo um contraponto enriquecedor ao universo digital e suas potenciais armadilhas.

“Farol”, de Mabel Velloso – traz uma homenagem aos educadores, em uma história poética voltada para crianças de cinco a sete anos de idade, mas que emociona todas as idades. “O Misterioso Livro dos Gênios”, de Catarina Telles – Misturando mistério, aventura e ciência, o livro traz como personagens grandes nomes da história, a exemplo de Marie Curie, Albert Einstein, Charles Darwin, Isaac Newton, entre outros. Tudo isso com uma narrativa intrigante que instiga o leitor a acompanhar até o final. “MARI.O”, de Ian Fraser – retrata uma sociedade distópica com uma grande desigualdade social separando a cidade em um muro e os resultados da destruição do meio ambiente.

 

ONDE ENCONTRAR?

Livraria e Cafeteria Caramurê

Quando: segunda a quarta, das 10h às 19h; quinta e sexta, das 10h às 20h; sábado, das 11h às 19h

Quanto: entre R$ 50 e R$ 64,90

Local: Doca1 – Av. da França, S/N – Comércio (Salvador – BA)

Ponto de Referência: ao lado do Terminal Turístico Náutico da Bahia

Link de localização: https://goo.gl/maps/qs837ekFUG8pXvg56

Obs.: o espaço possui um bicicletário com capacidade para até 08 bicicletas. USO GRATUITO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.