Os comerciantes cariocas, em particular das Zona Sul e Oeste estão animados com show da Lady Gaga – que acontece no dia 3 de maio, nas areias de Copacabana– e estimam um crescimento de vendas de 2%, montante é superior a apresentação da Madona que ocorreu há exatamente um ano no mesmo local.
Os dados são da pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu comerciantes dos setores de vestuário, calçados, souvenires, papelarias e de lembranças da cidade.
De acordo com a Prefeitura é esperado um público de 1,6 milhão de pessoas, com aproximadamente 240 mil turistas, sendo 80% estrangeiros e 20% nacionais. Ainda segundo a Prefeitura a movimentação econômica será 28% superior. Em 2024 o show da Madonna fez girar perto de R$ 470 milhões; desta vez o espetáculo poderá chegar a R$ 600 milhões, devido a maior confiança do consumidor e sua disposição para novos gastos. Tudo isto contribuirá para que o volume de dinheiro que circulará pela economia do Rio seja crescente.
Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, a expectativa de vendas para o comércio é positiva. “É uma grande oportunidade para o setor aumentar as vendas. Por isso os lojistas devem se preparar para atender essa demanda, aumentando estoque, preparar bem as suas esquipes de vendas e investir na programação visual das lojas e aproveitar a oportunidade para divulgar promoções e ofertas”, conclui Aldo.
Para o comércio, a esperança com vendas maiores devido à atração internacional se soma às expectativas de faturamento com o domingo da semana seguinte, o Dia das Mães, a segunda data mais importante para o comércio e serviços.
Foto: Andrew Toth/FilmMagic