Thursday, 24 de April de 2025
Euro Dólar

GOVERNO DA BAHIA INICIA CICLO DE FEIRAS LITERÁRIAS E SE CONSOLIDA COMO GESTÃO QUE MAIS INVESTE NO SETOR

Bruna Carvalho - 23/04/2025 11:11

Com investimento de R$ 24,3 milhões em 81 feiras e festivais até o primeiro semestre de 2026, o Governo do Estado da Bahia consolida sua gestão como a que mais investe em eventos literários do Brasil. A ação é viabilizada por meio do Edital de Festas, Feiras e Festivais Literários, coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC).

A iniciativa contempla os 27 territórios de identidade da Bahia. “Teremos agenda intensa de festas e feiras literárias. A SecultBA, por meio da FPC, e em parceria com a Secretaria da Educação, é responsável por apoiar, financiar e estimular essas iniciativas. Esse apoio inclui ações como a comercialização de livros, programação cultural, lançamentos e apresentações literárias. Estamos fazendo um investimento histórico, o maior investimento do Brasil nesse setor”, afirma o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

As primeiras feiras acontecem nesta semana, com eventos confirmados em Malhada de Pedras (23 a 26 de abril) e Barreiras (24 a 25 de abril). Nos próximos quatro meses, estão previstas feiras literárias em diversas cidades do estado, como Ilhéus, Serrinha, Mucugê, Itapetinga, Irecê e outras, contemplando os diferentes territórios de identidade da Bahia.

“Fortalecemos a territorialização das feiras literárias quando contemplamos no edital eventos consagrados e também iniciativas literárias locais. Impulsionar o acesso aos livros e formar novos leitores é uma prioridade. Os eventos literários têm capacidade de mobilizar os agentes culturais de todos os territórios, além de gerar possibilidades de aquecimento à economia criativa”, comenta o secretário estadual de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

O Edital de Festas, Feiras e Festivais Literários faz parte do Programa Bahia Literária, política do Governo da Bahia que visa investir em uma política cultural e educacional e tem como diretriz a democratização do acesso à informação e ao conhecimento através do incentivo de toda a cadeia produtiva do livro e do fomento ao hábito da leitura.

Para a secretária de Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, as feiras literárias são espaços de aprendizagem, troca de saberes e fortalecimento da identidade. “Cada feira é uma oportunidade de ampliar o repertório dos nossos estudantes, de despertar talentos e criar vínculos com o conhecimento de forma lúdica e afetiva. As feiras também abrem espaço para nossos estudantes e professores autores mostrarem seus trabalhos e se aproximarem do público.

É uma alegria imensa ver nossas escolas participando ativamente desses momentos, que contribuem diretamente para a formação cidadã e crítica dos jovens baianos. Essa parceria entre Cultura e Educação mostra o poder transformador de uma política pública construída com diálogo e compromisso com o povo da Bahia”, afirma a secretária.

O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, destaca a importância do programa: “O Bahia Literária percorre quilombos, aldeias, comunidades ribeirinhas, cidades e vilarejos, celebrando a leitura como um direito e como expressão da diversidade que pulsa em cada território baiano. É um movimento que valoriza as identidades locais e fortalece o papel da cultura na transformação social.”

Além do investimento direto em feiras, a FPC reforça sua atuação permanente no fomento à leitura por meio da Biblioteca de Extensão (Bibex), que leva atividades lúdicas, oficinas e mediação de leitura aos eventos literários em todo o estado. Existe também o projeto Leve e Leia, que dissemina conhecimento por meio de quiz literário e distribui livros gratuitamente à população. Essas iniciativas ampliam o alcance das ações culturais e fortalecem a cadeia produtiva do livro na Bahia.

Foto: Ascom FPC

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.