O presidente americano, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira, 21, que participará do funeral do papa Francisco, em Roma, acompanhado pela primeira-dama, Melania Trump. “Melania e eu iremos ao funeral do papa Francisco, em Roma. Estamos ansiosos para estar lá!”, escreveu o presidente em sua plataforma, Truth Social. As políticas antimigratórias de Trump foram alvo de críticas frequentes pelo pontífice falecido.
Na manhã desta segunda, Trump se manifestou sobre a morte do Papa Francisco. Em mensagem curta na sua plataforma Truth Social, o líder norte-americano se solidarizou com os católicos. “Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amavam”, publicou Trump. A relação entre os dois era conturbada. Em 2016, o Papa criticou a proposta de Trump, então candidato à presidência dos EUA pela primeira vez, de construir um muro na fronteira com o México.
“Quem pensa apenas em construir muros, onde quer que estejam, e não em construir pontes, não é cristão”, declarou o Papa Francisco na oportunidade. “É vergonhoso que um líder religioso questione a fé de uma pessoa”, respondeu Trump. Em 2017, já como presidente em seu primeiro mandato, Trump viajou ao Vaticano e se encontrou oficialmente com o Papa Francisco, resultando em uma conversa amistosa. “Ele é incrível. Tivemos um encontro fantástico”, disse Trump na época.
Donald, Trump,
Funeral,
Papa, Francisco,