Durante visita à China, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu neste domingo (20) com executivos da montadora BYD, especializada em veículos elétricos. O encontro ocorreu na cidade de Shenzhen e teve como foco possíveis investimentos no setor de mobilidade elétrica e na produção de baterias voltadas à estabilização do sistema elétrico brasileiro.
Silveira enfatizou o objetivo do Brasil de se tornar protagonista na transição energética mundial por meio da cooperação internacional e de parcerias tecnológicas.
A visita do ministro antecede a viagem do presidente Lula à China, prevista para maio. Ainda neste domingo, Silveira incluiu em sua agenda uma visita à sede da empresa de tecnologia Huawei. Na segunda-feira (21), ele deverá visitar a Usina Nuclear de Daya Bay e se reunir com a ex-presidenta Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics.
Presente no Brasil desde 2014, a BYD opera com sete fábricas distribuídas entre São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 2023, a empresa iniciou a construção de um complexo industrial em Camaçari, na Bahia, com investimento superior a R$ 5 bilhões. A previsão é de que sejam produzidos, em uma primeira fase, até 150 mil veículos elétricos por ano.
Foto: Ascom BYD