Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), defendeu nesta quinta-feira (17) a importância dos gastos em Previdência Social para o cenário econômico brasileiro. Segundo ele, essa política pública é uma obrigação constitucional e também contribui para a circulação de recursos e a sustentação da população. “Previdência não é favor, não é uma gentileza governamental; é uma obrigação constitucional com um dinheiro carimbado”, afirmou Lupi à CNN Brasil.
O ministro explicou que dos R$ 78 milhões pagos mensalmente pela Previdência, cerca de 24% a 25% retornam aos cofres públicos via impostos. “Todo governo retorna o dinheiro que é da própria Previdência”, pontuou. Durante a entrevista, Lupi ressaltou que mais de 75% dos municípios brasileiros, aproximadamente 6 mil, dependem significativamente dos recursos da Previdência Social para sua sobrevivência econômica. Esse recurso é responsável por “cerca de 20% da população brasileira”, destacou.
Por fim, Lupi enfatizou o envelhecimento populacional do país e sugeriu que o Brasil comece a adotar políticas públicas semelhantes às do Japão.
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil