A nova retaliação tarifária da China anunciada nesta sexta-feira (11) veio acompanhada de um tom mais duro das autoridades de Pequim. O Ministério das Finanças chinês afirmou que “mesmo que os EUA continuem a impor tarifas mais altas, isso deixará de fazer sentido econômico e se tornará uma piada na história da economia mundial”.
A declaração, divulgada em comunicado oficial, destaca o grau de tensão na disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo. Segundo o governo chinês, os atuais níveis tarifários tornaram inviável a presença de produtos americanos no mercado local. “Com as tarifas no nível atual, não há mais mercado para bens dos EUA importados pela China”, disse a pasta.
O comunicado também afirma que, caso Washington continue a aumentar as tarifas, Pequim “vai ignorar”, sinalizando que não há mais espaço para escalada sob os mesmos termos. Ainda assim, o Ministério do Comércio reiterou que está aberto a negociações, desde que ocorram “com base em respeito mútuo e igualdade de condições”.