Com foco em temas sobre captação de recursos, gestão de políticas públicas e práticas sustentáveis, o segundo dia, 09, do V Encontro do Fórum Estadual de Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (Feagri) foi dedicado à qualificação técnica dos mais de 450 participantes. Promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), o Fórum tem mobilizado secretários, diretores e técnicos municipais em uma jornada de capacitações, troca de experiências e parecerias para o crescimento do setor.
O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, ressaltou que os pontos altos da programação, nesta quarta-feira (09), foram as palestras e cursos destinados aos gestores e modernização e a sustentabilidade da agropecuária em nosso estado.
“Capacitar os gestores municipais é também investir diretamente na maior eficiência das políticas públicas que chegam ao campo. A Feagri não só potencializa a gestão municipal e as ferramentas necessárias para identificar e atrair investimentos, como também cria um ambiente favorável à competitividade e ao crescimento do setor produtivo”, afirmou o gestor da Seagri.
O destaque do dia ficou por conta da apresentação realizada por Wilson Dias, representante do Banco Mundial. A atividade contou com 140 participantes e explorou a importância da atualização constante dos gestores sobre as formas de financiamento para as ações do setor: “As fontes de recursos são diversas, mas o acesso demanda organização, estruturação de processos e elaboração de projetos consistentes”, destacou Dias.
Entusiasta da temática, a secretária municipal da agricultura de Iaçu, Micherlane Freire, enfatizou a relevância da capacitação: “A explanação de Wilson foi excelente. Muitos municípios estão em fase inicial da gestão e precisam se estruturar, formar equipes técnicas para planejar as ações e, assim, ter a oportunidade de obter recursos. Iniciativas como esta têm gerado renda e aumentado a produtividade. Este minicurso é um pontapé inicial para os gestores darem o primeiro passo nesse processo”.
Foto: Divulgação/Seagri