No cenário da incorporação imobiliária de alto padrão, Salvador consolida-se como referência em projetos inovadores e sustentáveis, ganhando notoriedade internacional. A OR, braço imobiliário do Grupo Novonor, eleva essa distinção ao conquistar mais um prêmio global. Os empreendimentos Legacy e Monvert foram consagrados como os melhores em suas categorias nas Américas no International Property Awards, impulsionando Salvador como um polo de excelência arquitetônica e inovação no setor.
Daniel Sampaio, superintendente da OR na Bahia, relembra que o Legacy, atualmente em construção no Caminho das Árvores, recebeu o título de Melhor Empreendimento Arranha-céu Residencial Global (Residential High Rise Development), enquanto o Monvert, situado no Horto Florestal, foi premiado como o Melhor Empreendimento Residencial Sustentável Global (Sustainable Residential Development) tanto do Brasil como das Américas pela mesma instituição certificadora: “Esse reconhecimento reforça o compromisso da OR em desenvolver e entregar empreendimentos inovadores, diferenciados, eficientes e sustentáveis, assegurando aos nossos clientes um padrão superior de qualidade e sofisticação”, celebra Daniel Sampaio.
A premiação faz parte do prestigiado International Property Awards, que, desde 1993, reconhece os mais elevados padrões em desenvolvimento imobiliário, sustentabilidade, design de interiores e arquitetura. Os processos de votação incluem um júri composto por mais de 50 especialistas internacionais que realizam o rigoroso processo de seleção e avaliação, garantindo a credibilidade da premiação. A iniciativa é direcionada para incorporadoras, construtoras, corretores, corretoras, designers de interiores, arquitetos, e profissionais de agências de publicidade e comunicação. A cerimônia de premiação ocorreu em Londres, Inglaterra, reunindo os vencedores de diversas regiões do mundo.
Sustentabilidade e inovação certificadas globalmente
Além das recentes conquistas internacionais, os empreendimentos da OR já se destacam por suas certificações de excelência. O Monvert foi o primeiro empreendimento residencial do Brasil a obter o selo EDGE Advanced, um programa de certificação de edifícios verdes criado e concedido pelo International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, por reduzir em mais de 40% o consumo energético. Ele já havia conquistado o primeiro nível desta certificação em 2020, quando se tornou o primeiro residencial do Norte-Nordeste a receber este selo de Construção Sustentável, por ter reduzido, já na época, em pelo menos 20% o uso de água, eletricidade e da energia utilizada na fabricação dos materiais para a sua construção.
O empreendimento também recebeu o IPTU Verde Nível Ouro, benefício concedido de 10% de desconto pela Prefeitura de Salvador a imóveis sustentáveis no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. O Monvert também venceu como o Empreendimento Imobiliário da 27ª edição do Prêmio da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), em 2024. Nesta mesma premiação, a OR já recebeu quatro vezes o reconhecimento da entidade como Melhor Empresa do Ano pela dedicação, inovação e contribuições para o desenvolvimento do estado da Bahia.
O Legacy, que terá a maior torre da capital baiana, adota práticas inovadoras para eficiência energética e uso consciente dos recursos naturais. Marco arquitetônico e de compromisso com a sustentabilidade, o empreendimento está profundamente ligado às estratégias conscientes de utilização e reutilização de recursos naturais. O residencial já possui pré-certificação EDGE e está no processo de obtenção do IPTU Verde Nível Ouro, reforçando o compromisso da OR em liderar iniciativas sustentáveis e estabelecer novos referenciais para o mercado imobiliário global.
Acervo: OR