O Governo do Estado da Bahia apresentou, nesta quinta-feira (27), os resultados de estudos e projetos em temas estratégicos para o desenvolvimento do estado durante a terceira edição do evento Pensar a Bahia. Realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), reunindo especialistas, gestores e pesquisadores para debater segurança pública, logística e economia de baixo carbono.
Na abertura, o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, ressaltou que este é o primeiro evento do ano comemorativo dos 30 anos da SEI e dos 70 anos do planejamento no Estado. “O Pensar a Bahia oferece conhecimento qualificado para o planejamento estratégico”, afirmou. Ranieri Muricy, superintendente da Seplan, ressaltou o alinhamento dos estudos da SEI com o Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2035, destacando a valorização recente que o planejamento ganhou no Estado. “Planejar a longo prazo é construir uma perspectiva de futuro”, pontuou, enquanto o Tenente-Coronel Raimundo Cerqueira (SSP) enfatizou a necessidade de uma abordagem ampla da segurança pública, considerando fatores sociais, econômicos e educacionais.
Durante o evento, a SEI lançou duas publicações relevantes. A nova edição da Série Estudos e Pesquisas (SEP), com o tema Pensar a Bahia, compila os estudos completos sobre os temas debatidos, enquanto a revista Bahia Análise & Dados (BA&D) divulga artigos sobre segurança pública. O diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, ressaltou o caráter transversal e interdisciplinar dos trabalhos apresentados. “O Pensar a Bahia aprofunda abordagens sobre temas estratégicos com uma visão integrada, oferecendo ao sistema de planejamento conhecimento qualificado para a formulação de políticas públicas”, afirmou.
Representando a Casa Civil, o coordenador de Acompanhamento de Políticas de Infraestrutura, Marcos Botelho, lembrou os avanços recentes do Governo do Estado em infraestrutura. “Projetos como a Ponte Salvador-Itaparica, cuja solução do aditivo já foi aprovado no TCE com contrato prestes a ser assinado, o VLT do Subúrbio, que foi prejudicado pela pandemia, mas agora foi destravado, já está em obras e terá extensão três vezes maior do que inicialmente, a expansão do metrô até o Campo Grande, que deve ter novidades nas próximas semanas, o corredor FICO-FIOL e a nova estrutura para a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica são fundamentais para reduzir desigualdades regionais do país e impulsionar o desenvolvimento”, afirmou.
O evento apresentou a mesa Segurança Pública e Paz Social, que discutiu os estudos realizados na plataforma SEIColab sobre prevenção e controle da violência, com a presença do professor Misael França (UFBA) e do técnico da SEI e especialista em dados de segurança, Jadson Santana. Na mesa sobre Logística como Fator de Desenvolvimento Regional e Economia de Baixo Carbono aliada ao enfrentamento da pobreza participaram Antônio Alberto Valença, coordenador do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) de Logística do Estado, e o coordenador de Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Bahia, Leonel Leal Neto.
Foto: Jean Vagner/Ascom SEI