Os leilões de ferrovias destinadas ao transporte de passageiros anunciados pelo governo só vão sair em 2026.
Um dos trechos com estudos mais avançados e já entregue ao Ministério dos Transportes é o que prevê a ligação entre Salvador (BA) e Feira de Santana (BA), num trajeto de 107 km. Outro interligaria Brasília (DF) e Luziânia (GO), numa extensão de 62 km.
O plano do governo é fazer uma licitação na qual apontará o quanto a União está disposta a investir em cada projeto, para que seja mantida a oferta regular do transporte de passageiros. Vence o leilão a empresa que apresentar a menor dependência do repasse público.
Segundo o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, as audiências públicas de trechos serão iniciadas no segundo semestre deste ano, mas os leilões ficarão para o ano que vem.
Ao todo, o Ministério dos Transportes avalia a possibilidade de conceder seis trechos de ferrovias para transporte regular de passageiros em várias regiões do país.
Até junho, está prevista a entrega ao ministério da ligação de 64 km, ligando Rio Grande (RS) a Pelotas (RS) e a que liga Fortaleza (CE) a Sobral (CE), por meio de uma rede de 234,6 km. Ainda estão previstos o trem ligando São Luís (MA) a Itapecuru Mirim (MA), com 116 km de trilhos e aquele entre Londrina (PR) e Maringá (PR), numa viagem de 133 km de extensão. (FSP)