“A escola reformada trouxe muitas melhorias. Os professores, por exemplo, abriram uma turma para quem vai fazer o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], com uma boa preparação. Tem sido maravilhoso!”, comentou Gustavo Carvalho, estudante do 3° ano, sobre a entrega da primeira etapa da obra de modernização do Colégio Estadual Satélite, nesta quarta-feira (26), no bairro de Piatã, em Salvador. A escola é 36° equipamento requalificado e adaptado para compor o ensino integral na rede estadual de ensino. A entrega faz parte das ações do Governo do Estado pelos 476 anos de Salvador.
Secretária da Educação, Rowenna Brito explicou que o Colégio Estadual Satélite acolhe estudantes dos ensinos fundamental e médio e conta com uma equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para cerca de 115 alunos com deficiências. A unidade tem ainda expectativa de implantar um curso profissionalizante em nutrição para os alunos do ensino médio, até o final deste ano.
“Estamos investindo no presente para colher frutos no futuro. Ao investir nos estudantes, garantimos a segurança deles e proporcionamos um ambiente de cuidado, aprendizado e novas experiências. Fico muito feliz de entregar mais uma estrutura, que é um presente para Salvador”, frisou Rowenna.
A modernização está sendo realizada com aplicação de R$ 18,2 milhões, destinados pela Secretaria da Educação (SEC). Para a primeira etapa foram investidos R$ 14,2 milhões, que serviram à construção de oito novas salas de aula, um teatro para 200 pessoas, quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica, restaurante estudantil, vestiários e melhorias na infraestrutura. Para os estudantes que vão prestar vestibular, como Vitória Souza, que está no 8° ano, a mudança no projeto pedagógico dará suporte ao sonho de exercer uma profissão.
“Eu pretendo estudar bastante para me formar em Direito, ser delegada e conquistar tudo o que desejo. Quero ser uma aluna dedicada, realizar meu sonho, ajudar os que mais precisam e contribuir para a redução da violência na nossa cidade”, dividiu a menina.
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA