A Semana do Consumidor de 2025 trouxe resultados expressivos para as pequenas e médias empresas (PMEs), consolidando-as como protagonistas no comércio digital. Segundo levantamento da Olist, ecossistema de soluções para PMEs que conta com mais de 50 mil clientes, as vendas deste ano ultrapassaram a marca de R$ 565 milhões entre os dias 9 e 12 de março. Em comparação a 2024, o estudo aponta ainda um crescimento de 26,6% em vendas e de 28,41% em receita.
Os segmentos de negócio que mais performaram neste intervalo foram os mesmos de 2024: utilidades domésticas, com R$ 32 milhões em vendas e 293 mil pedidos; vestuário, com R$ 37 milhões e 247 mil pedidos; e esporte e lazer, com R$ 22 milhões e 147 mil pedidos.
Entre os itens mais vendidos, destacaram-se os suplementos alimentares, que subiram da quarta posição no ano passado para a liderança em 2025. Calças e sandálias & chinelos, que lideravam em 2024, completam o pódio deste ano.
O levantamento também apontou que o ticket médio das compras foi de R$218,00 representando uma queda de 2% em relação ao ano anterior. As vendas online somaram 87% dos pedidos, um crescimento de 6% em relação a 2024. No quesito pagamento, o cartão de crédito manteve-se como o método favorito, utilizado em 30% das transações. O Pix ganhou relevância, subindo do terceiro para o segundo lugar, com 18% das transações, ultrapassando o pagamento em dinheiro em espécie, que caiu de 17% para 15%.
As PMEs que mais lucraram neste período foram as de São Paulo, responsáveis por 65% das vendas, seguidas por Minas Gerais (9%), Paraná (7%) e Santa Catarina (6%). Juntos, esses quatro estados representaram 87% do volume total. Um destaque foi a ascensão de Santa Catarina, que assumiu a quarta posição, anteriormente ocupada pelo Rio de Janeiro em 2024.
Foto: freepik