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40% DOS TRABALHADORES NÃO SABEM COMO ACESSAR NOVO CONSIGNADO PRIVADO, APONTA PESQUISA

Bruna Carvalho - 17/03/2025 12:36

O governo assinou, nesta quarta-feira (12), a Medida Provisória que cria o “Crédito do Trabalhador”, permitindo que profissionais do setor privado utilizem a Carteira de Trabalho Digital para acessar empréstimos com taxas mais baixas, garantidos pelo FGTS. O sistema começará a funcionar pelos bancos oficiais e privados a partir de 21 de março.

No entanto, uma pesquisa inédita da fintech “meutudo” revela que muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre como acessar essa nova modalidade de crédito. O estudo foi realizado em duas etapas: a primeira em agosto de 2024, com 23.295 participantes, e a segunda em fevereiro de 2025, com 20.940 participantes. Em agosto do ano passado, 68% dos consumidores não conheciam o crédito consignado privado, e apenas 11% haviam utilizado essa modalidade.

Seis meses depois, em fevereiro deste ano, a pesquisa mostrou um aumento significativo no conhecimento sobre o produto, após o anúncio do governo sobre o novo consignado privado: 50% dos participantes estavam familiarizados com o crédito consignado privado e já o haviam utilizado. No entanto, 40% dos entrevistados ainda não sabem o que é essa modalidade, refletindo os desafios persistentes em termos de educação financeira no Brasil.

Uma das principais barreiras apontadas pelos consumidores é a falta de informações claras sobre como contratar o crédito consignado privado. De acordo com dados de fevereiro, 43% dos entrevistados não sabem como acessar o produto, enquanto 30% afirmaram que suas empresas não oferecem essa modalidade, limitando as opções de acesso.

Márcio Feitoza, CEO da meutudo, destaca a importância de aprofundar a educação financeira e esclarecer as regras do produto. “Embora o avanço na conscientização sobre o crédito consignado privado seja positivo, os dados mostram que a jornada para uma maior adesão depende de um esforço contínuo para simplificar o processo de contratação e expandir a oferta. O desafio agora é garantir que mais brasileiros se sintam seguros e informados ao tomar decisões financeiras com base em dados concretos”.

Com a ampliação do crédito consignado privado a partir deste mês, espera-se que o produto ganhe mais presença no mercado financeiro. Para Feitoza, a medida trará maior responsabilidade para as empresas financeiras: “Na meutudo, não nos limitamos a oferecer crédito, mas também temos o compromisso de educar o consumidor, promovendo maior transparência nas ofertas e ajudando os brasileiros a tomarem decisões financeiras mais conscientes e sustentáveis”, afirma.

Foto: Kaboompics.com/Pexels

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