Saturday, 19 de April de 2025
Euro Dólar

TENDAS ‘OXE, ME RESPEITE’ DE ACOLHIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIAS SÃO INSTALADAS NO PELOURINHO E EM ONDINA

Matheus Souza - 26/02/2025 15:53

As Tendas Oxe, me respeite, espaços dedicados ao acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência de gênero no Carnaval, começam a funcionar nesta quinta-feira (27) e seguem com atendimento até terça-feira (4). Uma tenda funcionará na Avenida Milton Santos, nas imediações da Praça Eliana Kertész, mas conhecida como Gordinhas de Ondina, em Ondina, das 16h às 5h, e a outra será instalada no estacionamento da Câmara Municipal, no Pelourinho, com funcionamento das 14h às 2h. A abertura com o lançamento oficial da Tenda do Pelourinho será, nesta quinta-feira, às 14h.

A iniciativa integra a Campanha Oxe, me respeite, contra o abuso e à importunação sexual, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria as Mulheres do Estado (SPM). Nas tendas, profissionais especializadas estarão disponíveis para fazer o atendimento e encaminhamentos dentro de um fluxo de acolhimento multidisciplinar com serviço jurídico, de saúde e psicossocial.

A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre a importância deste serviço. “O Carnaval é uma grande festa que celebra a diversidade e a alegria. O Governo do Estado, por meio das diversas secretarias, desenvolve ações integradas como essas e as nossas equipes estarão nas Tendas do Oxe, me respeite e nas ruas, com a mobilização, sensibilização e atendimento, para garantir que todas as mulheres possam aproveitar essa festa de forma segura, sem medo ou violência”, afirmou.

Ainda como parte da Campanha do Oxe, me respeite, haverá sensibilização e distribuição de materiais, como adesivos e tatuagens temporárias, e outdoor espalhados pela cidade, chamando a atenção para o respeito às mulheres e para o Disque Denúncia 180.

As ações, que marcam o início da programação do Março Mulher, acontecerão em parceria da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Ronda Maria da Penha e da Polícia Civil, e diversos organismos da Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres.

 

Foto: Natália Gevegir / SPM

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.