Neste final de semana, 22 e 23 de fevereiro, o Bloco A Mulherada estará no Fuzuê e no Furdunço, na Barra, levando a beleza, a força e a ancestralidade feminina para as ruas do Circuito Tapajós. Já apresentando a essência do que vai trazer neste Carnaval, A Mulherada vai enaltecer a presença marcante do orixá Oxumarê, em alusão à renovação de ciclos e transformações pela qual passam as mulheres da instituição.
O Carnaval da Mulherada em 2025 terá o tema “ARÓBOBÒYI ÒSÙMÀRÈ!” – Salve o Senhor dos Ciclos”, celebrando a herança espiritual africana, destacando Oxumarê como Orixá dos ciclos e da renovação.
O Bloco A Mulherada é uma expressão cultural afro-brasileira que promove a inclusão social, o empoderamento feminino e a valorização da cultura negra. Composto por mulheres de diversas idades e origens, o bloco destaca a força e a resistência da mulher negra por meio da música, dança e arte. É nascido de um projeto social que tem como finalidade a defesa dos direitos da mulher negra a partir de ações de combate à discriminação racial e de gênero e estímulo à autoestima e defesa dos direitos civis destas mulheres. As mulheres que irão embalar as diversas Alas são oriundas de oficinas de capacitação realizadas pelo próprio Bloco ao longo do ano.
No Fuzuê, sábado (22) e no Furdunço, domingo (22), o Bloco está previsto para sair às 15h.
SERVIÇO
O que: Bloco A Mulherada no Fuzuê e Furdunço
Onde: Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra)
Quando: Fuzuê no sábado (22) e Furdunço, domingo (22), a partir das 15h.
Foto: Lorena Santiago