A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD), inscreve, até esta segunda-feira (17), para o Curso de Capacitação para Pequenas Reformas voltado para mães de pessoas atípicas. O projeto visa habilitar mães de pessoas com deficiência (PCDs) a desenvolver pequenos reparos e reformas em elétrica, pintura e assentamento de piso, e acontecem a partir do dia 17 de março, no Polo Cajazeiras da Faculdade Unopar/Anhanguera. As inscrições podem ser feitas através do link http://www.bit.ly/reformarecomelas .
De acordo com a diretora da DPCD, Daiane Pina, a iniciativa atende a demanda de mães que são contempladas por um programa de capacitação em empreendedorismo pela pasta. A gestora pontua que a maior dificuldade das mães é questão da manutenção na própria casa, já que, em muitos casos, elas moram sozinhas e não conseguem fazer reparos sem auxílio (de pessoas ou financeiro).
Inspiração – O projeto Reformar é com Elas é um desdobramento de um outro projeto que auxilia as mulheres cuidadoras de PCDs. Trata-se do Empreender é com Elas, um programa que surgiu em 2023 com o objetivo de auxiliar mães de pessoas atípicas a conseguirem conciliar a jornada de cuidadora com a carreira profissional. O intuito da ação é capacitar as mulheres a empreender e ampliar a fonte de renda familiar, bem como melhorar a qualidade de vida e saúde.
O programa Empreender é com Elas tem inscrições abertas o ano inteiro. As capacitações estão disponíveis nos turnos matutino e vespertino, e oficinas são ofertadas periodicamente pela Sempre. O Reformar É Com Elas tem parceria com a Unopar Cajazeiras e a Anhaguera Iguatemi.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS