quinta, 13 de fevereiro de 2025
Euro 6.0241 Dólar 5.7878

CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR-ITAPARICA DEVE GERAR MAIS DE 7 MIL EMPREGOS

Matheus Souza - 12/02/2025 19:01 - Atualizado 12/02/2025

A construção da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica deve gerar cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, sendo a maior parte das vagas ocupadas por mão de obra baiana. Para isso, serão realizadas ações de qualificação profissional em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), além do fortalecimento dos pequenos negócios na área de influência da ponte. Os dados foram apresentados pelo CEO Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, em reunião com o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, nesta terça-feira (11).

No mesmo dia, o Tribunal de Constas do Estado (TCE) aprovou a homologação da proposta de consenso entre o Estado e Consórcio, destravando o processo para tocar as obras do empreendimento, cuja instalação do canteiro de obras deve ocorrer no início de 2026. A construção da maior ponte sobre lâmina d´água da América latina, com 12,4 km de extensão, terá investimento de R$ 10,4 milhões. A concessão ocorre por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com os grupos chineses CRCC e CCCC e terá a duração de 29 anos e outros seis anos de construção.

Parceria – O objetivo da reunião do Consórcio com a Setre foi o de promover parceria em áreas de expertise da pasta como a qualificação de mão de obra profissional e fortalecimento de pequenos negócios de baixa renda com ações voltadas ao empreendedorismo popular e da economia solidária. O conjunto de ações nesses setores contribuirá para a geração de renda na região de influência da ponte e do sistema viário que abarca 250 municípios.

“Essa é uma das principais obras de infraestrutura do país, a maior ponte sobre o mar da América Latina, um investimento significativo que pode alterar bastante a nossa economia e o desenvolvimento da Bahia. Estamos tratando de qualificação profissional, economia solidária, o acolhimento das comunidades tradicionais que existem na ilha, a integração econômica para não deixar ninguém para trás e garantir oportunidades de geração de renda, de trabalho para o conjunto da população, não só de Salvador, como da ilha e do Recôncavo Baiano”, disse o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos.

O CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, enfatizou a parceria para qualificação e absorção de mão de obra local para a construção do equipamento.

“A Setre é, sem dúvida, um parceiro representativo nessas duas agendas, que é a agenda de formação e qualificação de mão de obra para nos apoiar no processo de construção da ponte. A gente quer priorizar a mão de obra local, qualificar a mão de obra local. Que a gente possa dar oportunidade para todos baianos que estarão presentes e participando da construção da ponte. E a segunda a segunda plataforma é, sem dúvida, o desenvolvimento do empreendedorismo da economia solidária e da inclusão social das comunidades tradicionais como vetor de desenvolvimento econômico social dessa região que será, então, beneficiada”, disse.

 

Fonte: Ascom Setre

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.