Profissionais da cadeia produtiva do cinema e audiovisual da Bahia já podem comemorar. O ano começou com a divulgação do cronograma oficial de cursos, do primeiro semestre de 2025, promovidos pela Casa de Cinema Negro Baiano Chica Xavier (CCNBA). O coletivo oferece qualificação gratuita para profissionais da área e realizará neste semestre cinco oficinas intensivas com profissionais renomados do mercado audiovisual baiano. As aulas acontecem em Salvador, na Sala Makota Valdina, sede da Salcine (Rua Portugal, 2 – Comércio), e têm como objetivo capacitar e promover a inclusão de pessoas negras no setor audiovisual, estimulando a criação de projetos que reflitam a diversidade e a riqueza das narrativas negras.
No mês de janeiro, será realizada a oficina “Quilombo de Imagens – Elaboração de Projetos em Audiovisual”, entre os dias 28 e 30, com a diretora e co-idealizadora da CCNBA Day Sena, que recebe Keity Souza, sócia-diretora executiva da Têm Dendê Produções, convidada especial que irá dividir com os presentes suas experiências na área de produção executiva de projetos audiovisuais documentais e de ficção. Durante os três dias de imersão os participantes aprenderão sobre o planejamento e a concepção de projetos, desde o roteiro até o orçamento, mergulhando por áreas importantes como estratégias e parcerias, com foco em trazer à tona narrativas que refletem as múltiplas realidades do povo negro. Interessados em participar podem obter mais informações pelo Instagram da Casa @casadecinemanegrochicaxavier, mas atenção, as vagas são limitadas e as inscrições acontecem até a próxima terça (21), através do link https://encurtador.com.br/9pxXr
Além desta oficina, a Casa realizou em dezembro de 2024 o curso “Narrativas Negras – Corpo e Memória”, com Daniele Souza. Neste ano, segue com um cronograma repleto de atividades. Confira os temas: Narrativa sonora no cinema, com Marise Urbano, em março; oficina de produção de Set para Cinema, com Fabiano Zang, no mês de abril; Atuação para audiovisual, com Heraldo de Deus, em maio; finalizando o cronograma do semestre com aula sobre direção Cinematográfica, com Marcos Alexandre, em junho. As oficinas têm realização da Casa de Cinema Negro Baiano Chica Xavier, parte do segundo ciclo do SalCine Cursos, com patrocínio do SENAI/CIMATEC, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC) e Prefeitura Municipal de Salvador.