Para garantir o ordenamento público e oferecer suporte a ambulantes, moradores e fieis durante a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) contará com um efetivo de 120 agentes nos festejos. Antes do evento, o órgão realizou uma varredura com uma equipe de 12 prepostos durante a madrugada que antecede a festa.
Os agentes vão orientar os vendedores ambulantes durante todo o percurso, além de evitar o uso de itens irregulares como objetos perfurocortantes, vasilhames de vidro, entre outros, quem são proibidos por decreto municipal e também oferecem risco a segurança. Ao todo, 1.160 vendedores ambulantes receberam licenças para trabalhar no evento. Dentre eles, 1 mil atuarão com isopores, 30 com tabuleiros de baiana de acarajé, 100 com carrinhos diversos e 30 food trucks.
Para o titular da pasta, Alexandre Tinôco, a prioridade é manter a organização e permitir que todos aproveitem a festa. “Nosso trabalho é garantir que os ambulantes cadastrados estejam organizados e que todo mundo possa aproveitar a festa com tranquilidade. Queremos que a Lavagem seja segura, bem organizada e uma experiência incrível para baianos e turistas”, destacou.
Proibições
Durante o evento, será proibido o uso de equipamentos inadequados para venda de alimentos, objetos perfurocortantes, carros de mão, e vasilhames de vidro para bebidas. Também não será permitido ampliar áreas de comercialização com materiais improvisados, como caixotes ou lonas, nem expor ou armazenar alimentos em condições que comprometam a qualidade ou segurança.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS