O governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador (Conder) , contratou uma empresa que será responsável pela elaboração de estudos para a implantação Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador e Região Metropolitana. A informação foi publicada na edição desta sexta-feira, 10, do Diário Oficial do Estado.
Com dispensa de licitação, a medida prevê a contratação da empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados para realização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos trechos 1 – Ilha de São João-Calçada; 2 -Paripe – Águas Claras e 3- Águas Claras-Piatã, do VLT. Ao todo, o prazo estipulado pela Conder para as verificações será de cerca de três meses. O documento de anúncio, que oficializa o acordo, indica ainda que o investimento total custará cerca de R$ 96,3 mil.
A expectativa é que os trens comecem a operar publicamente no trecho de aproximadamente 5 km entre a Calçada e o Lobato até junho de 2026, mas de maneira assistida, com horário reduzido e sem cobrança de tarifa, pagando uma dívida histórica com o Subúrbio Ferroviário de Salvador antes do próximo processo eleitoral.
Foto: Eracy Lafuente / CTB