O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (6) sua renúncia ao cargo e também à liderança do Partido Liberal. Trudeau afirmou também que ficará no poder até que seu partido encontre um substituto para ele. Em pronunciamento no início da tarde desta segunda, Trudeau também dissolveu o Parlamento canadense, que ficará na atual configuração até 24 de março. “Os canadenses merecem um candidato ‘real’ nas próximas eleições. Ficou óbvio para mim que, pelas batalhas internas no partido, eu não serei a melhor opção nesta eleição”, afirmou Trudeau.
Trudeau sai de cena em um momento que as pesquisas mostram que seu partido, os liberais, perderão para os conservadores nas próximas eleições legislativas, marcadas para 20 de outubro. A permanência do premiê no cargo até a escolha de um substituto é encarada como importante para reverter esse cenário. Com a renúncia, novos apelos devem ocorrer pelo adiantamento do pleito para instituir um governo capaz de lidar com a administração do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, pelos próximos quatro anos.
“Sou um lutador. Importo-me profundamente pelos canadenses e por este país, e sempre me motivarei por esse interesse. Apesar disso, o parlamento está paralisado há meses após o maior mandato de minoria deste país”, disse o premiê. Trudeau, de 53 anos, chegou ao poder em 2015 após 10 anos de governo do Partido Conservador. Inicialmente, recebeu forte apoio, mas se tornou impopular entre os eleitores nos últimos anos devido a uma série de questões, incluindo o aumento vertiginoso dos preços dos alimentos e da habitação, e diante da imigração crescente.
“Se tenho um arrependimento [no meu mandato], gostaria que fôssemos possíveis de mudar a maneira com que escolhemos nossos representantes (…) para que as pessoas gastassem mais tempo olhando coisas que têm em comum em vez de se dividir. (…) É hora de nos reunirmos e tentar encontrar semelhanças”, disse Trudeau. O Canadá tem 38,7 milhões de habitantes, inferior ao estado de São Paulo, distribuídos em mais de 9,9 milhões de metros quadrados —o segundo maior território do mundo, atrás apenas da Rússia. O sistema de governo canadense é parlamentarista. O Partido Liberal, de Trudeau, não obteve maioria nas eleições de 2021 e precisa compor com outros partidos para governar.
O premiê também falou sobre a renúncia da vice-primeira-ministra, Chrystia Freeland, em dezembro –que agravou a crise de seu governo. Trudeau afirmou que gostaria que ela tivesse continuado no governo e que pudesse assumir o cargo em seu lugar. O primeiro-ministro discutiu com o ministro das Finanças, Dominic LeBlanc, se ele estaria disposto a assumir o cargo de líder interino e primeiro-ministro, disse uma fonte ao “The Globe and Mail”, acrescentando que isso seria impraticável se LeBlanc planeja concorrer à liderança.
Foto: Picture: Canadian Press/Shutterstock)